Falece Julian LeFay, o pai de Elder Scrolls
.webp)
Informações Básicas
.webp)
Julian LeFay, o lendário diretor de jogos, programador e designer, conhecido como o “Pai de The Elder Scrolls”, faleceu em 22 de julho de 2025, aos 60 anos, após lutar contra um câncer terminal.
Nascido em 1965, Julian LeFay, também conhecido como Julian Jensen, começou sua carreira nos anos 1980 e rapidamente se destacou como um dos principais programadores para Amstrad e Amiga, em meio à era de ouro da Commodore. Suas criações foram reconhecidas com diversos prêmios da indústria, cobrindo quase todas as categorias.
.webp)
Em 1987, LeFay ingressou na recém-formada Bethesda Softworks e logo se tornou o programador chefe do estúdio. Graças à sua impressionante combinação de habilidades em programação, design de jogos e até composição musical, ele foi uma peça fundamental para o salto da Bethesda no universo dos RPGs digitais. Foi ele quem incentivou o estúdio a investir pesado em jogos de RPG para computador, gênero que definiria o legado da empresa nos anos seguintes. LeFay atuou como diretor de projetos, programador e designer principal dos primeiros títulos da série The Elder Scrolls, incluindo:
- The Elder Scrolls: Arena;
- The Elder Scrolls II: Daggerfall;
- An Elder Scrolls Legend: Battlespire.
Ele esteve envolvido no desenvolvimento das mecânicas de jogo, na programação e, principalmente, na criação do vasto universo de Tamriel, ao ponto de uma deidade da história do jogo ter sido batizada de "Julianos" em Elder Scrolls, sendo uma homenagem direta a ele.
Por sua criatividade e liderança nesses títulos, LeFay foi coroado pelos fãs e pela própria Bethesda como o “Pai de The Elder Scrolls” já em 1997. Para mais informações sobre as obras de Elder Scrolls, confira nosso artigo que cobre cada um dos jogos da série.
.webp)
Após lançar Battlespire, LeFay iniciou protótipos para The Elder Scrolls III e IV, mas deixou a Bethesda em setembro de 1998 devido a divergências criativas, especialmente com a mudança do estilo procedural de Daggerfall para cenários construídos à mão. Ele seguiu colaborando nos esboços de Morrowind, mas não participou do "produto final" do jogo.
Depois da Bethesda, LeFay co-fundou a OnceLost Games e trabalhou ao lado de Ted Peterson para criar um sucessor espiritual de Daggerfall, reafirmando sua paixão por mundos abertos e sistemas complexos de RPG.
Em 2025, LeFay foi diagnosticado com câncer terminal, o que o obrigou a se afastar da OnceLost Games. Sua morte, em 22 de julho de 2025 foi recebida com profundo pesar pela comunidade gamer e por todos que se emocionaram e se aventuraram nos mundos que ele ajudou a criar.
.webp)
Julian LeFay nos deixa com um legado eterno, sendo um dos maiores criadores da história dos videogames, referenciado por personagens dentro de sua própria obra e alvo de homenagens por criadores, fãs e profissionais por todo o mundo.
Nota do Crítico
.webp)
Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


