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Análise completa de Mandragora

Conheça tudo sobre Mandragora

João PedroJoão Pedro
Publicado em 28 de março de 2025Atualizado em 23 de outubro de 2025

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Análise completa de Mandragora

Introdução

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Os indies de Metroidvania e Soulslike parecem surgir a cada semana, mas poucos conseguem deixar uma primeira impressão tão forte quanto Mandragora.

Desenvolvido pela Primal Game Studio e publicado pela Knights Peak, o jogo abraça suas influências sem medo, entregando um RPG de ação 2.5D que mistura combate tático e progressão não linear com uma direção de arte impressionante!

E o melhor: ele já tem data de lançamento confirmada para o dia 17 de abril de 2025!

Uma jornada contada aos moldes do Dark Fantasy

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A história de Mandragora tem assinatura deBrian Mitsoda, escritor de Vampire: The Masquerade – Bloodlines, e coloca os jogadores em um mundo decadente onde a humanidade se esconde atrás de muralhas, enquanto monstros dominam a superfície.

No controle de um aventureiro, sua missão é recuperar o mundo que lhe foi prometido, explorando territórios corrompidos e enfrentando inimigos implacáveis.

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A ambientação é um dos pontos altos: cidades decadentes, ruínas mal-assombradas e florestas espectrais criam um cenário digno de um conto de dark fantasy.

Combate Soulslike, exploração Metroidvania

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A jogabilidade de Mandragora equilibra os elementos táticos de um Soulslike com a progressão e exploração de um Metroidvania.

Os combates exigem paciência e precisão, mas sem o peso excessivo de alguns jogos do gênero.

Os inimigos são desafiadores, mas o jogo incentiva a observação e a estratégia ao invés do simples "morrer e tentar de novo".

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Você precisa ficar de olho na sua stamina, ao atacar, rolar e defender!

As classes de personagem adicionam profundidade ao gameplay. Seis classes estarão disponíveis no lançamento, cada uma com sua própria árvore de talentos:

Vanguard: um guerreiro tanque com espada e escudo.

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Spellbinder: um mágico que usa "Mágica do Caos" para enfraquecer inimigos.

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Nightshade: um assassino ágil com ataques furtivos.

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Outras três classes ainda não reveladas prometem expandir as possibilidades de builds em Mandragora.

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A exploração é marcada por um mapa interconectado, onde novas habilidades destravam acessos a áreas antes inalcançáveis.

Durante o playtest, uma habilidade de "ground pound" permitia quebrar chãos instáveis, e teasers sugerem futuros upgrades como grappling hooks e double jumps, nos moldes de Hollow Knight e Ori and the Blind Forest.

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Sistemas de Progressão e Customização

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Lembra alguma coisa? Uma enorme árvore de habilidades a la POE e Grim Dawn!

Mandragora traz um sistema de progressão que mistura influências de Soulslike e action-RPGs como Path of Exile. Além da tradição de gastar "almas"para subir de nível, o jogo conta com uma árvore de talentos rica, permitindo builds variadas.

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Cada botão do mouse representa uma ação (uma combat skill), você aloca cada uma no espaço que desejar.

No hub central, os jogadores podem encantar e confeccionar equipamentos, além de adquirir novas habilidades e magias.

Essa camada extra de customização pode ser o diferencial do jogo, tornando cada jornada única.

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O jogo também contará com uma trilha sonora composta por Christos Antoniou(Septicflesh) e uma narrativa totalmente dublada, reforçando a imersão na atmosfera sombria do mundo de Mandragora.

O que esperar do lançamento?

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Embora o playtest tenha sido bem promissor, alguns pontos podem ser refinados na versão final.

Boss fights com minions repetitivos e mortes por queda excessivamente punitivas são alguns dos mencionados. Mesmo assim, Mandragorajá se destaca como um dos indies mais aguardados do gênero.

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A versão de testes incluiu quatro chefes principais e dez minibosses espalhados por áreas como Hinterlands, Swamp e Dark Forest.

Com um nível máximo de 35, os jogadores puderam experimentar diferentes builds e estratégias de combate.

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Com seu lançamento confirmado para PC (Steam, Epic Games Store), PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch, a expectativa é alta para ver como o jogo estará em sua versão final.

Se o que vimos até agora for um indicativo, Mandragora tem tudo para ser um dos grandes títulos de 2025!

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João Pedro

Role Editor "Shinobi"

Contribuindo desde 2025

260 Posts

Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.

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