noticias

Valve sofre processo de US$ 5 bilhões

Valve sofre processo por conta de taxas abusivas dentro da Steam

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 28 de janeiro de 2026Atualizado em 28 de janeiro de 2026

Compartilhe:

Valve

A Valve está sofrendo uma ação coletiva no Reino Unido, onde a empresa, que é dona da Steam, atualmente a maior loja de jogos digitais nos PCs, está sendo processada por conta das políticas de comissão da plataforma. A ação foi movida em nome de cerca de 14 milhões de usuários da Steam e pede uma indenização de US$ 900 milhões.

Esse processo teria sido aberto ainda em 2024 por Vicki Shotbolt, que alega que a empresa cobraria taxas excessivas, o que causaria o inflacionamento dos preços, além de também questionar cláusulas impostas a desenvolvedoras e publishers.

Segundo o advogado de Shotbolt, a Steam proibiria que as desenvolvedoras oferecessem seus jogos por preços menores em outras lojas, o que pode ser considerado uma restrição à concorrência, limitando as opções para estúdios e jogadores e prejudicando o mercado.

Porém, a Valve se defendeu das acusações, afirmando que não foram apresentadas provas suficientes pelo processo, além de argumentar que não leva em conta o uso das Steam Keys para calcular as comissões da plataforma. A empresa também afirma que o grupo autor do processo não conseguiu apresentar quais parceiros teriam sido diretamente afetados por essas supostas práticas abusivas.

Apesar da Valve ter apresentado uma defesa sólida, o Tribunal de Apelação da Concorrência de Londres decidiu levar o processo adiante. Por enquanto, a Valve ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas podemos esperar que isso ocorra em breve, conforme o processo avance.

Vimos algo parecido acontecer com o PlayStation na Holanda em 2025 por motivos bem parecidos, mas naquele caso o PlayStation foi processado por não permitir outras lojas em seu ecossistema, algo que faz com que os preços dentro da plataforma fiquem mais caros.

No entanto, diferente do processo sofrido pelo PlayStation, onde a maioria dos jogadores ficou do lado dos consumidores, esse processo contra a Valve vem dividindo opiniões. Muitos jogadores argumentam que no PC existe a livre escolha de publicar ou não na Steam, além das Steam Keys, por onde os jogadores normalmente conseguem preços muito melhores, mesmo em jogos de lançamento, como vemos em lojas como Instant Gaming, Nuuvem e Green Man Gaming, dentre outras.

Nós da GameFoxHub iremos acompanhar esse caso de perto e traremos novidades, fiquem ligados!

Fonte: Insider Gaming

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

755 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

Relacionados

2025 GameFoxHUB