noticias

Steam e Epic Games podem sofrer restrições na Turquia

Steam e Epic Games podem estar prestes a enfrentar restrições na Turquia

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 2 de fevereiro de 2026Atualizado em 2 de fevereiro de 2026

Compartilhe:

Steam e Epic Games Store

A Steam e a Epic Games Store são atualmente as maiores lojas de jogos digitais para PC que temos, com destaque especial para a Steam, que domina o mercado completamente. Porém, agora pode ser que, ao menos na Turquia, ambas as lojas sofram algumas restrições sérias.

O Ministério turco propôs uma série de regulamentações que, caso sejam aprovadas, podem limitar as atividades de ambas as lojas de forma significativa em sua operação no país. As medidas exigem que as plataformas se adaptem ao controle governamental, cumprindo uma série de exigências rigorosas e, em caso de descumprimento, as lojas podem ser completamente bloqueadas em território turco.

A principal exigência é que plataformas digitais com grande número de usuários diários tenham um representante oficial dentro do país. Entre as principais afetadas estariam a Steam e a Epic Games Store, já que ambas atuam de forma remota na região.

Além disso, o governo turco quer tornar obrigatória a classificação etária de todos os jogos disponibilizados nas plataformas, de forma semelhante aos sistemas PEGI (Europa) e ESRB (Estados Unidos). Caso um jogo não possua a classificação adequada, ele poderia ser impedido de ser comercializado dentro do país.

Também existe a exigência de que as lojas considerem as “características culturais locais”. No entanto, não fica claro o que exatamente isso significa, tornando-se uma exigência bastante subjetiva.

Quem ficaria responsável por toda essa fiscalização seria a Autoridade para Informação e Tecnologias de Comunicação da Turquia, que poderia exigir modificações nos jogos ou até mesmo a sua remoção das lojas dentro do país.

Por enquanto, isso é apenas um projeto e ainda está em fase preliminar, mas mesmo assim gera preocupação, pois vemos um movimento constante de governos ao redor do mundo tentando ter cada vez mais controle sobre aquilo que os cidadãos consomem. A grande questão que sempre fica nesses casos é até que ponto somos realmente livres, talvez apenas até uma autoridade governamental decidir que não devemos mais ser.

Nós da GameFoxHub vamos acompanhar esse caso de perto e traremos atualizações, fiquem ligados!

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

760 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

Relacionados

2025 GameFoxHUB