Jogadores chineses criticam decisão de Overwatch
Overwatch sofre duras críticas de uma de suas principais base de jogadores depois de um redesign

2026 mal começou e já tivemos uma grande polêmica dentro da indústria de jogos. Recentemente, a personagem Anran foi anunciada para o jogo Overwatch, no entanto, alguns jogadores e a própria dubladora da personagem foram bem vocais quanto à aparência dela no jogo, alegando que o visual da personagem estava alinhado a padrões modernos de beleza.
A Blizzard decidiu dar ouvidos a essa parcela de jogadores e realizou um redesign na personagem. Porém, essa decisão e o novo rosto de Anran foram alvos de muitos debates nos últimos dias nas redes sociais, onde uma grande parcela de jogadores não gostou da nova aparência da personagem, alegando que ela ficou mais feia do que antes. O ocorrido trouxe à tona, com ainda mais força, o recente debate sobre como as personagens femininas nos jogos ocidentais vêm sofrendo um downgrade de beleza em relação a jogos mais antigos.
Esse debate não é novo e diversas personagens já foram alvo de críticas de ambos os lados da discussão, onde alguns apontam personagens como a protagonista de Intergalactic: The Heretic Prophet, as personagens femininas de Mortal Kombat 1 e a personagem que serviu de garota-propaganda para o novo Fable, e fazem comparações diretas com jogos de desenvolvedoras asiáticas como Stellar Blade, Resident Evil e Marvel Rivals, onde personagens extremamente bonitas são o padrão. Enquanto isso, jogadores que se posicionam de forma contrária a essa ideia de beleza criticam as personagens de jogos orientais principalmente personagens, como Chun-Li, Lara Croft e Eve, alegando que essas personagens não representam corpos realistas e são hipersexualizadas.
Apesar da tentativa da Blizzard de agradar os jogadores, o tiro aparentemente saiu pela culatra, já que quem não gostou nada dessa mudança foram os jogadores chineses. Dentro da China, o jogo é operado pela NetEase, que afirmou que os jogadores chineses preferem o visual original da personagem. Além disso, segundo o comunicado da NetEase, as preferências estéticas variam entre culturas, e isso já foi comunicado diretamente para a Blizzard.
“Sempre nos sentimos orgulhosos com a adição de outra heroína chinesa, Anran, e apreciamos profundamente o carinho e o feedback sincero da comunidade de jogadores chineses desde sua estreia. Entendemos que preferências estéticas estão enraizadas em diferentes contextos culturais e percepções pessoais. Temos comunicado consistentemente à equipe da Blizzard que os jogadores chineses reconhecem e valorizam a imagem atual de Anran, e continuaremos garantindo que essas vozes sejam plenamente ouvidas em todas as discussões futuras.” A Blizzard ainda não falou mais nada sobre o caso, então deveremos esperar por um resultado definitivo.
Nós da GameFoxHub ficaremos atentos a esse caso e traremos novidades, fiquem ligados!

Contribuindo desde 2025
791 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

One Piece: A Série ganha novo pôster com Crocodile
Novbo pôster da série live-action de One Piece foi revelada com o vilão Crocodile nela

Próximo Horizon deve chegar apenas no PS6
O terceiro jogo da franquia principal de Horizon deve chegar apenas no PlayStation 6

Monsters and Me já está disponível
Mosnter And Me o jogo de estreia da desenvolvedora independente GhettoCo teve seu lançamento hoje

CEO da Sony fala sobre Homem-Aranha: Um Novo Dia
O CEO da Sony Pictures falou que Homem-Aranha: Um Novo Dia será um dos filmes mais surpreendentes do MCU



