CEO da Take-Two afirma que GTA 6 não tem IA
Segundo o CEO da Take-Two GTA VI não fez uso de IA e notícia anima jogadores

Vivemos a era da inteligência artificial. Tudo o que as grandes empresas vêm fazendo hoje se baseia em IA, em melhorá-la e torná-la cada vez melhor, mais barata e, principalmente, mais lucrativa, e essa era invadiu completamente a indústria de jogos, com vários títulos tendo uso de IA generativa, até mesmo jogos muito aclamados, como Clair Obscur: Expedition 33, que fez uso desse tipo de tecnologia.
Apesar da IA estar sendo cada vez mais implementada dentro dos jogos para fazer artes, banners e até texturas, os jogadores, quase que de forma geral, vêm sendo extremamente críticos ao uso desse tipo de tecnologia dentro dos jogos. Um dos principais argumentos é o de que jogos são arte e, a partir do momento em que uma máquina faz tudo sem cuidado ou carinho, esse aspecto se perde e, junto dele, cada vez mais os jogos em si se perdem também. Uma notícia que deixou alguns jogadores bem felizes foi a recente afirmação do CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, de que GTA VI não fez uso desse tipo de ferramenta. A afirmação aconteceu em uma entrevista para o site GamesIndustry.biz, onde Zelnick afirmou o seguinte:
"Especificamente em relação ao GTA 6, a IA generativa não tem nenhuma parte no que a Rockstar Games está construindo. Seus mundos são feitos à mão. É isso que os diferencia", disse o executivo.
Segundo o CEO, a empresa faz sim uso de IA e aprendizado de máquina como ferramentas que melhoram a eficiência, no entanto, isso nunca se aplicou à parte artística central dos jogos. Essa declaração ocorre logo após uma queda brusca nas ações da Take-Two, que atingiram uma baixa de 11 meses após o anúncio do Google de ferramentas experimentais de IA para geração de mundos jogáveis. Além disso, o executivo já havia falado sobre o assunto com o jornal CNBC, afirmando que "não há criatividade que possa existir, por definição, em qualquer modelo de IA, porque ela é baseada em dados".
GTA VI, ao menos por enquanto, está livre, mas, se olharmos para a tendência do mercado, fica cada vez mais claro que a IA irá cada vez mais estar dentro de tudo aquilo que consumimos, especialmente jogos, onde a maior parte do trabalho é programar. Claro que essa mudança não vai acontecer de forma brusca e poderemos ter empresas que se oponham ao uso desenfreado da ferramenta, mas, ainda assim, a tendência é que o uso de IA em tudo seja cada vez mais comum.
GTA VI chega no dia 19 de novembro de 2026 para PlayStation 5 e Xbox Series.
Nós da GameFoxHub ficaremos atentos a todas as novidades envolvendo GTA VI e traremos atualizações. Fiquem ligados!
Fonte: GamesIndustry.biz

Contribuindo desde 2025
771 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Pragmata em promoção imperdível
Pragmata é o novo jogo da Capcom que chega em 24 de abril está em uma promoção imperdível

GRIDbeat! ganha primeira demo jogável
GRIDbeat! novo jogo da desenvolvedora independente Ridiculous Games ganha demo

Dragon Quest VII: reimagined é um sucesso de crítica
Dragon Quest VII: reimagined já é um dos jogos mais bem avaliados do ano

HBO define novo ator para viver Manny em The Last of Us
Um novo ator foi cotado para dar vida ao personagem Manny na terceira temporada de The Last of Us


