KAKU: Ancient Seal - Crítica Completa
Uma crítica completa de KAKU: Ancient Seal.

Informações Básicas
Estilo
3D
Gênero
Ação/Aventura
Duração média
10 horas
Plataformas
PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Faixa Etária
12+
Estúdio
BINGOBELL
Lançamento
2024
Introdução
KAKU: Anciente Seal, é um agradável jogo indie, muito inspirado em “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”. Lançado em 2024, o jogo oferece uma alternativa para aqueles que buscam uma experiência semelhante, mas mais “light”.

Jogabilidade
A jogabilidade de KAKU é muito agradável. Você explora diversas regiões diferentes e desbloqueia diversas habilidades ao longo da sua jornada.

Os comandos são padrão para um jogo 3D de plataforma: pular, desviar, correr, atacar e atirar, oferecendo uma experiência intuitiva para os jogadores mais experientes do gênero.
Equipamentos
Assim como a sua grande inspiração, “Zelda”, KAKU conta com equipamentos que você pode equipar no seu personagem, dando vários tipos de status e permitindo a personalização do estilo de jogo.

Dificuldade
Como mencionado na introdução, KAKU: Ancient Seal é um jogo suave de se jogar, não exigindo grandes reflexos ou muita habilidade dos jogadores. É uma ótima pedida para aqueles que querem ter uma experiência agradável e casual.

Localização em português
O jogo possui uma localização totalmente em português do Brasil, facilitando a navegação pelo mundo para os jogadores brasileiros.

Gráficos
Os gráficos são um ponto forte. Eles evocam uma vibe de gráficos de PS2, porém modernizando e com um estilo tribal, lembrando o famoso jogo “Crash of the Titans” para ps2.

Cada região possui uma ambientação única, com lugares que se destacam pela sua beleza.

Narrativa
A narrativa não é o grande destaque, sendo uma história bem padrão: você é o herói que deve salvar o mundo. Embora não seja uma nota 10, ela funciona muito bem e não apresenta furos narrativos significativos.

Trilha Sonora
A trilha sonora é mediana. Embora não seja ruim, não se destaca muito. Tanto as músicas quanto os efeitos sonoros não “mexeram” com as minhas emoções em nenhum momento.

Problemas
1º Problema: Bug da Imortalidade
Descobri um possível bug que pode tornar o jogo muito fácil. Sempre que você for receber um ataque de um inimigo, basta abrir o inventário. Quando o inventário é aberto, o jogo não pausa, porém você se torna invencível, ignorando o dano do ataque do inimigo.
2º Problema: Armas a distância Muito Roubadas
Testando o jogo na dificuldade média, percebi que os inimigos, sendo chefe ou comuns , morrem facilmente para o estilingue do jogo. Enfrentando o chefe, fiquei apenas à distância atirando, e ele não teve muito o que fazer.

3º Problema: Não Poder Pausar em momentos específicos
Em algumas áreas do jogo, como na luta contra o primeiro chefe, não consegui pausar o jogo de forma alguma, ficando com a única opção de morrer para pausar.

Estou ciente de que isso ocorre em jogos como o “Elden Ring”, mas em KAKU, eu estava bloqueado de abrir o menu, o que pode ser frustrante para alguns jogadores.
Conclusão
Kaku é uma ótima opção para jogadores que buscam uma experiência semelhante a“The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, mas mais casual. O jogo possui gráficos surpreendentes e uma jogabilidade agradável, apesar de alguns bugs. Desejo boa sorte na sua exploração do mundo de KAKU: Ancient Seal.

Nota do Crítico

KAKU: Ancient Seal
Versão Revisada:
PC
Prós
+Excelente Gráficos
Contras
-Possui alguns problemas que comprometem a experiência do jogo
Requisitos de Sistema
Mínimos
Recomendados

Contribuindo desde 2025
354 Posts
Formado em Videojogos e Aplicações Multimédia em Portugal, Tales é o verdadeiro samurai! Seu vasto conhecimento de videogames, sobretudo em indies, faz dele um elemento chave aqui no projeto! Tales é responsável pela supervisão da página e redação de conteúdos de indie.
Relacionados

Pathologic 3 em promoção imperdível
Pathologic 3 está em uma promoção imperdível

Dispatch sofre censuara no Nintendo Switch
Dispatch jogo independente narrativo que ficou muito popular em 2025 chega ao Nintendo Switch porém sofre censura

Conquest Tactics novo roguelite indie que lançou hoje
Conquest Tactics é o mais novo roguelite com elementos de RPG tático indie que chegou hoje na Steam

Valkyrie Saga tem seu lançamento hoje para PCs
Valkyrie Saga teve seu lançamento hoje confira tudo



