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Grime: Uma Obra-Prima de Ação e Arte

Confira os elementos que fazem deste jogo uma experiência memorável.

Tales ColpoTales Colpo
Publicado em 27 de novembro de 2024Atualizado em 23 de outubro de 2025

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Grime: Uma Obra-Prima de Ação e Arte

Informações Básicas

Estilo

3D

Gênero

RPG / Metroidvania

Duração média

13 horas

Plataformas

PC (steam), PlayStation, Xbox, Nintendo Switch

Faixa Etária

12+

Estúdio

Colver Bite

Lançamento

2021

Introdução

Em Grime, assumimos o controle de um ser feito de pedra que possui uma espécie de buraco negro na cabeça. O seu objetivo é inicialmente desconhecido.

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Jogabilidade

O jogo é uma mistura de Hollow Knight com Dark Souls. As mecânicas iniciais são simples: você pode andar, pular, esquivar, atacar e “bloquear”.

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Basicamente, são mecânicas que já esperamos de um metroidvania /plataforma. No entanto, ele implementa um sistema de aprimoramento de status, semelhante ao Dark Souls.

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As armas ficam mais fortes dependendo de qual atributo você vá aprimorando. Você pode equipar armaduras no seu personagem e utilizar ferramentas.

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Problema 1- Muitas Ferramentas para Pouca Dificuldade

Vamos começar com um dos problemas. O jogo, ao meu ver, oferece muitas maneiras para o jogador evitar receber dano. Você possui uma esquiva e consegue bloquear o ataque inimigo.

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“Animação de bloqueio ”

Quando você faz o bloqueio no tempo certo no ataque do inimigo, você não só nega todo o dano, mas causa uma quantidade surreal de dano no inimigo. O bloqueio é útil contra chefes e funciona aparando diversos ataques.

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Problema 2- Pouca Punição ao Morrer

Em muitos jogos como Hollow Knight e Dark Souls, você deve gastar pontos para aprimorar o seu personagem. Ao morrer, você perde todos os seus pontos e deve recuperar a sua alma para obtê-los novamente. Caso morra sem recuperá-lá, perderá todos os pontos.

Porém, em Grime, caso você morranão perderá os seus pontos. Isto, para mim, tira o peso da morte e a preocupação de voltar a pegar a sua alma para não perder os pontos. O jogo vira basicamente: tente, morra, tente novamente mais forte.

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“Veja na imagem que o personagem morreu e voltou com todos os pontos”

Mistério Narrativo

A história de Grime não é mostrada diretamente ao jogador. A narrativa é desenrolada assim como em Hollow Knight: por diálogos e eventos que ocorrem durante o jogo.

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Gráficos

É aqui onde a Colver Bite brilha: a qualidade gráfica de Grime está muito acima da média, me surpreendendo bastante.

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Tanto as animações quanto os cenários possuem muita atenção aos detalhes. Se você busca um jogo lindo para apreciar graficamente, Grime é o que você busca.

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Trilha Sonora

A trilha sonora não me pegou muito. Esperava mais dela, principalmente nas lutas contra chefes. As músicas não passa a sensação de estarmos enfrentando um inimigo perigoso ou grandioso

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Considerações Finais

Se você está a procura de um Hollow Knight mais fácil ou busca um jogo com uma qualidade gráfica acima da média, Grime é o seu jogo. Não aconselho para jogadores que busquem um desafio. Desejo boa sorte para todos durante a sua exploração nas ruínas de pedra.

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Nota do Crítico

Grime

Grime

Versão Revisada:

PC

Prós

+Excelentes gráficos

+Design de personagens interessantes

+Excelentes animações

Contras

-Jogo facilita muito a vida do jogador;

-Sem nenhuma grande punição ao morrer;

-Jogo pode se tornar tedioso sem nenhuma punição;

Requisitos de Sistema

Mínimos

SO:
Windows 10
Armazenamento:
5 GB
Memória:
4 GB de RAM
Placa de Vídeo:
GeForce 7 Series/Radeon R7 Series

Recomendados

SO:
Windows 10
Armazenamento:
5 GB
Memória:
8 GB de RAM
Placa de Vídeo:
GeForce 10 Series/Radeon RX400 Series (or better)

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Tales Colpo

Role Editor "Samurai Jack"

Contribuindo desde 2025

354 Posts

Formado em Videojogos e Aplicações Multimédia em Portugal, Tales é o verdadeiro samurai! Seu vasto conhecimento de videogames, sobretudo em indies, faz dele um elemento chave aqui no projeto! Tales é responsável pela supervisão da página e redação de conteúdos de indie.

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