Grime: Uma Obra-Prima de Ação e Arte
Confira os elementos que fazem deste jogo uma experiência memorável.

Informações Básicas
Estilo
3D
Gênero
RPG / Metroidvania
Duração média
13 horas
Plataformas
PC (steam), PlayStation, Xbox, Nintendo Switch
Faixa Etária
12+
Estúdio
Colver Bite
Lançamento
2021
Introdução
Em Grime, assumimos o controle de um ser feito de pedra que possui uma espécie de buraco negro na cabeça. O seu objetivo é inicialmente desconhecido.

Jogabilidade
O jogo é uma mistura de Hollow Knight com Dark Souls. As mecânicas iniciais são simples: você pode andar, pular, esquivar, atacar e “bloquear”.

Basicamente, são mecânicas que já esperamos de um metroidvania /plataforma. No entanto, ele implementa um sistema de aprimoramento de status, semelhante ao Dark Souls.

As armas ficam mais fortes dependendo de qual atributo você vá aprimorando. Você pode equipar armaduras no seu personagem e utilizar ferramentas.

Problema 1- Muitas Ferramentas para Pouca Dificuldade
Vamos começar com um dos problemas. O jogo, ao meu ver, oferece muitas maneiras para o jogador evitar receber dano. Você possui uma esquiva e consegue bloquear o ataque inimigo.

“Animação de bloqueio ”
Quando você faz o bloqueio no tempo certo no ataque do inimigo, você não só nega todo o dano, mas causa uma quantidade surreal de dano no inimigo. O bloqueio é útil contra chefes e funciona aparando diversos ataques.

Problema 2- Pouca Punição ao Morrer
Em muitos jogos como Hollow Knight e Dark Souls, você deve gastar pontos para aprimorar o seu personagem. Ao morrer, você perde todos os seus pontos e deve recuperar a sua alma para obtê-los novamente. Caso morra sem recuperá-lá, perderá todos os pontos.
Porém, em Grime, caso você morranão perderá os seus pontos. Isto, para mim, tira o peso da morte e a preocupação de voltar a pegar a sua alma para não perder os pontos. O jogo vira basicamente: tente, morra, tente novamente mais forte.

“Veja na imagem que o personagem morreu e voltou com todos os pontos”
Mistério Narrativo
A história de Grime não é mostrada diretamente ao jogador. A narrativa é desenrolada assim como em Hollow Knight: por diálogos e eventos que ocorrem durante o jogo.

Gráficos
É aqui onde a Colver Bite brilha: a qualidade gráfica de Grime está muito acima da média, me surpreendendo bastante.

Tanto as animações quanto os cenários possuem muita atenção aos detalhes. Se você busca um jogo lindo para apreciar graficamente, Grime é o que você busca.

Trilha Sonora
A trilha sonora não me pegou muito. Esperava mais dela, principalmente nas lutas contra chefes. As músicas não passa a sensação de estarmos enfrentando um inimigo perigoso ou grandioso

Considerações Finais
Se você está a procura de um Hollow Knight mais fácil ou busca um jogo com uma qualidade gráfica acima da média, Grime é o seu jogo. Não aconselho para jogadores que busquem um desafio. Desejo boa sorte para todos durante a sua exploração nas ruínas de pedra.

Nota do Crítico

Grime
Versão Revisada:
PC
Prós
+Excelentes gráficos
+Design de personagens interessantes
+Excelentes animações
Contras
-Jogo facilita muito a vida do jogador;
-Sem nenhuma grande punição ao morrer;
-Jogo pode se tornar tedioso sem nenhuma punição;
Requisitos de Sistema
Mínimos
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Formado em Videojogos e Aplicações Multimédia em Portugal, Tales é o verdadeiro samurai! Seu vasto conhecimento de videogames, sobretudo em indies, faz dele um elemento chave aqui no projeto! Tales é responsável pela supervisão da página e redação de conteúdos de indie.
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