Oi gamer!

Estamos apenas começando e cada ajuda é muito importante.

Bora crescer juntos!

Compartilhe e faça parte da comunidade com jogos grátis, notícias, sorteios e mais!

Bora crescer juntos!

Unreal Tournament: O FPS que fez história

Entenda cada uma das nuances de Unreal Tournament

Informações Básicas

Estilo
Gênero
Duração média
Plataformas
Faixa etária
Estúdio
Lançamento

Lançado em 1999 pelas mãos da Epic Games em parceria com a Digital Extremes, Unreal Tournament rapidamente se diferenciou no cenário dos jogos de tiro em primeira pessoa. UT não era só mais um FPS: era o início de uma nova era onde a ação era frenética, a competição online invadia as casas dos jogadores e qualquer partida podia resultar em cenários inesperados.

O jogo chegou, inclusive, num contexto em que a internet banda larga começava a ganhar força, transformando o ato de jogar em algo social, coletivo e vibrante, impulsionando a criação de comunidades, fóruns e, principalmente, tornando possível a criação de campeonatos em larga escala e fomentando novas amizades virtuais que antes pareciam só ficção.

Para muita gente da época (final dos anos 90), Unreal Tournament não só era emoção e freneticidade em pixels: o jogo foi simplesmente revolucionário. Mudou a rotina de milhões, inspirou desenvolvedores e criou alicerces sólidos para o fenômeno dos eSports que explodiria nos anos seguintes.

[[link]]Um jogo influente e que marcou sua época[[link]]

A origem dessa lenda tem raízes no sucesso do Unreal de 1998, onde o modo multiplayer despertou um interesse tão grande nos jogadores que logo começaram a surgir pedidos para aprimorar a experiência, principalmente na correção dos códigos de rede e então dando mais possibilidades para os embates online. Foi aí que a Epic decidiu ir além de uma modesta expansão (a icônica Bot Pack), mergulhando com tudo para criar um novo título autônomo, com orçamento de US$ 2 milhões e uma equipe que unia profissionais do Canadá e dos Estados Unidos em Raleigh, Carolina do Norte, pra acelerar os processos de criação do jogo.

O time enfrentou vários desafios e um dos mais marcantes foi desenvolver uma inteligência artificial inovadora para os bots: ninguém ficava de fora, fosse novato ou veterano, fosse conectado na internet ou só jogando offline. Aliás, esse salto de expansão para “jogo próprio” deu à Epic total liberdade para inventar intempéries, expandir modos e construir uma base sólida para toda uma cultura multiplayer competitiva que UT ajudou a consagrar.

[[link]]Jogabilidade fluida e viciante[[link]]

Quando o assunto é jogabilidade, Unreal Tournament foi um marco imbatível pelas opções que oferecia. Os modos de jogo eram variados e garantiam muitas horas de tensão e diversão: o clássico Deathmatch ou Team Deathmatch pra quem queria tiroteio puro e simples, o estratégico Capture the Flag (CTF) que exigia coordenação máxima entre as equipes, Domination para batalhas intensas por pontos de controle, Assault com suas missões de ataque/defesa sequenciais em mapas criativos.

Ainda rola o Last Man Standing, em que o objetivo é sobreviver e aproveitar cada vida ao máximo, além de um prático modo de treinos personalizáveis com bots, essencial pra quem gosta de estudar mapas e lapidar sua mira ou movimento.

A cada partida, itens como armaduras, kits de saúde, amplificadores de dano e invisibilidade mudavam as regras do jogo, criando disputas eletrizantes pelo controle de áreas críticas e forçando todo mundo a bolar novas estratégias. Dominar as armas e estar ligado onde cada item “nascia” no mapa acabava sendo tão importante quanto ter boa pontaria; saber os caminhos, prever os encontros e surpreender o rival viraram diferenciais ao se jogar UT em um nível mais "profissa".

O Shock Rifle, por exemplo, ficou famoso pela possibilidade de fazer aquele combo mortal: acertar primeiro o tiro secundário para criar o orbe de energia e detonar tudo com o disparo primário, explodindo quem vacilasse por perto. As técnicas de Rocket Jump e Impact Jump davam um toque acrobático à movimentação, já que os jogadores usavam deliberadamente o impulso de explosões pra alcançar lugares inacessíveis e surpreender ainda mais os adversários.

E, pra coroar, o sistema de "mutators", que são são componentes integrados ao jogo na série Unreal que permitem adicionar ou modificar características das partidas, alterando a jogabilidade sem precisar criar um mod completo. Isso conferia grande personalização das partidas e dava uma liberdade absurda pra criar novas regras e modos totalmente inéditos, expandindo o ciclo de diversão quase que infinitamente.

[[link]]A IA da época e as partidas contra os bots[[link]]

Falando em inteligência artificial, não era incomum que o pessoal esquecesse que estava jogando apenas contra bots, os “caras eram sim, máquinas, mas pareciam humanos: mudavam de tática, trabalhavam em equipe, respondiam a comandos e até tinham preferências de armas! O mais legal era personalizar bot por bot, escolher nome, aparência, arma predileta e ajustar o nível da IA.

Com isso, o jogador podia enfrentar desde adversários tranquilos até verdadeiras “lendas digitais” como o temido Xan Kriegor. O modo carreira exigia que o jogador dominasse todos os mapas e armas, passando por vários desafios antes de enfrentar (e tentar vencer) o chefão, tudo isso sem depender de estar online, uma escolha inclusiva e inovadora para a época.

Mas talvez o grande diferencial de UT tenha sido o espaço dado para a criatividade da galera. Ferramentas como o UnrealEd e o UnrealScript vieram integradas, permitindo que qualquer um criasse mapas, modos, armas, veículos e skins do jeito que quisesse.

Os concursos Make Something Unreal, promovidos pela Epic, revelaram talentos e deram origem a estúdios que depois criariam jogos de peso, como o Tripwire Interactive (Killing Floor) e Coffee Stain Studios (Goat Simulator). Mods lendários, como ChaosUT ou Tactical Ops, e invenções como BunnyTrack, que viraram “corridas de obstáculosmultiplayer são uma amostra da criatividade da comunidade completamente engajada de UT.

Com patches (atualizações), mapas e conteúdos gratuitos saindo o tempo todo, o cenário estava sempre se renovando e repleto de novidades. Mesmo hoje, graças a servidores administrados por fãs, Unreal Tournament segue vivo, recebendo mapas, campeonatos e até projetos de remasterização.

[[link]]O legado de UT e suas conquistas[[link]]

No campo cultural, UT conquistou críticas e prêmios importantes: levou títulos de "Jogo do Ano" pela Computer Gaming World, GameSpy e GameSpot, além de "Melhor Multiplayer", "Melhor Fases" e "Melhor Inteligência Artificial", sempre figurando entre os mais influentes dos eSports.

Estar presente em eventos como World Cyber Games e Dream Hack aumentou a visibilidade do jogo. Foi a porta de entrada para muitos profissionais, clãs lendários e equipes que continuaram migrando para outros jogos ao longo dos anos.

Quem participou de algum WCG entre 2001 e 2002 provavelmente guarda até hoje lembranças de partidas intensas e premiações de peso — foi ali, de fato, que Unreal Tournament consolidou sua reputação competitiva ao redor do mundo.

No aspecto técnico, a Unreal Engine era uma revolução à parte, elevando o padrão visual e de física dos jogos. O motor gráfico permitiu criar ambientes 3D riquíssimos, texturas dinâmicas, efeitos de iluminação e mapas interativos cheios de truques, plataformas móveis, áreas onde a gravidade ia se alternando, teletransportes e até rios de lava.

Para quem queria se aventurar criando mods, o suporte era completo e democratizava o desenvolvimento de jogos: qualquer jogador engajado podia virar criador e ajudar a manter o universo de UT sempre em mutação, e por isso, uma salva de palmas!

Em seu legado cultural, Unreal Tournament influenciou os shooters modernos em vários aspectos: o narrador animado que soltava um "Double Kill!" ou "Monster Kill!" virou referência, a atenção à movimentação e aos combos táticos apareceu em grandes franquias como Overwatch e Valorant, e a paixão pelo modding inspirou fenômenos como Counter-Strike e DotA.

Muita gente começou a explorar sua criatividade dentro de UT antes de começar seus próprios projetos, uma verdadeira escola para programadores, level designers e influencers do universo gamer.

[[link]]Continuações e outras versões de UT[[link]]

Não dá pra falar de Unreal Tournament sem citar suas várias continuações e experimentos: vieram as excelentes versões 2003 e 2004 (com gráficos melhores, veículos e mais mapas), depois UT3(agora com a Unreal Engine 3, física turbinada e ambientes impressionantes), além de uma tentativa em 2014 de emplacar um reboot colaborativo que acabou cancelado, mas que mostrou que a alma de UT ainda vive forte.

Mesmo sem lançamentos recentes, os fãs mantêm servidores ativos, promovem eventos e mantêm projetos de remake e remaster, garantindo que a jogabilidade clássica não seja esquecida e continue ativa, perdurando entre as futuras gerações de novos jogadores.

Os mapas clássicos são lendários: Facing Worlds, com suas torres gêmeas flutuando num asteroide significa Capture the Flag insano; Deck 16 e Morpheus são exemplos de design vertical e cheios de passagens secretas. Os mapas dos modos Domination, Assault e Bunny Track ampliaram ainda mais as opções de competição e diversão, sempre incentivando experimentação e criatividade, tanto para quem joga quanto praquem cria.

Vale lembrar também o impacto social e cultural das LAN houses. Quem viveu a virada dos anos 2000 provavelmente tem história de Unreal Tournament em alguma reunião com amigos, onde cabos de rede e lanches compartilhados dominavam a sala.

Depois, com os servidores online, a experiência ficou ainda mais acessível, era só criar ou entrar em um servidor dedicado, personalizar tudo, convidar amigos ou desafiar desconhecidos do mundo todo, bater papo nos chats de voz ou texto, acompanhar rankings e estatísticas e viver toda a essência da comunidade gamer de UT.

[[link]]Participe da arena e domine os seus inimigos[[link]]

Por fim, Unreal Tournament é, acima de tudo, um marco dos FPS. É um dos responsáveis por transformar jogos competitivos em paixão mundial, modelo de criatividade, inovação e senso de comunidade. Influenciou desenvolvedores, criou tendências, manteve jogadores dedicados por décadas e, principalmente, ensinou que jogar pode ser desafiante, divertido e, acima de tudo, coletivo.

Então, seja revivendo duelos ou tentando mandar aquele combo perfeito com o Shock Rifle e caçando mods pra experimentar algo novo, UT continu sendo sinônimo de nostalgia, adrenalina, aprendizado e amizades. Se você nunca jogou, vale a pena dar uma chance. Se você já é veterano, sabe que Unreal Tournament é, até hoje, uma lenda dos videogames e sempre haverá espaço para mais uma partida épica! Escolha o seu loadout e corre para a arena!

Gostou do conteúdo? Siga a GFH no Instagram e Discord para mais conteúdo sobre games e cinema.

Nota do Crítico

Versão Revisada:

Prós

Contras

Requisitos de Sistema

WINDOWS
MAC
LINUX
Mínimos
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
Recomendados
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:

Sobre O Autor

Editor "Shinobi"
Contribuindo desde 
2024
198
Posts
Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.