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Assassin's Creed Shadows e o protagonismo duplo

Saiba mais sobre os protagonistas de Assassin's Creed Shadows

Informações Básicas

Estilo
Gênero
Duração média
Plataformas
Faixa etária
Estúdio
Lançamento

Lançado em 20 de março de 2025, Assasin's Creed: Shadows mergulha em um período de transição histórica intensa no Japão, combinando fatos históricos com o toque característico da Ubisoft. Mas o que mais chama atenção é a escolha dos protagonistas e como suas histórias — e estilos de combatese complementam em um dos jogos mais ambiciosos da franquia.

[[link]]Contexto histórico: o Japão em guerra e a chegada de Yasuke[[link]]

Assassin’s Creed Shadows se passa durante o final do Período Sengoku — um dos momentos mais turbulentos e violentos da história japonesa, marcado por guerras entre clãs, traições políticas e o surgimento de figuras lendárias como Oda Nobunaga.

É nesse cenário de caos e transição que entra Yasuke, o primeiro samurai africano da história do Japão. Originalmente um servo e guarda-costas vindo com os portugueses, Yasuke chamou a atenção de Nobunaga por sua força, lealdade e coragem. A Ubisoft se baseou em um fato histórico para criar um dos protagonistas mais distintos de toda a sua franquia.

A outra protagonista é Naoe, uma shinobi (ninja) filha de um clã de assassinos, treinada nas sombras para lutar contra o avanço dos senhores feudais tirânicos. Seu caminho cruza com o de Yasuke inesperadamente, e a partir daí os dois começam uma jornada a dois, mesmo com motivações que aparentemente são distintas, mas se entrelaçam no caminho da história.

[[link]]O protagonismo duplo: diferenças e sinergias entre Yasuke e Naoe[[link]]

Uma das maiores inovações de Assassin’s Creed: Shadows está no protagonismo duplo. Ao contrário de títulos anteriores como Syndicate, onde os irmãos Evie e Jacob tinham estilos parecidos, aqui a diferença entre os protagonistas é brutal — e proposital.

Yasuke é um tanque ambulante. Sua força e resistência fazem dele perfeito para o combate corpo a corpo. Ele utiliza katanas pesadas, maças, lanças e armas tradicionais de samurais, como o teppo.

Seu estilo de jogo é direto, poderoso e brutal. Ele pode passar por cima de portões como se fossem de papel, enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo, e causar um verdadeiro estrago nos campos de batalha.

Naoe, por outro lado, representa o lado mais clássico da franquia: furtividade, assassinatos silenciosos, agilidade e táticas de infiltração. Ela utiliza shurikens, kusarigama (foice com corrente), bombas de fumaça e o tradicional parkour pelas paredes dos castelos e telhados das vilas.

Essa dualidade oferece uma experiência de jogabilidade dinâmica: o jogador pode alternar entre os personagens conforme a missão ou até mesmo a abordagem desejada. Quer invadir uma fortaleza matando todo mundo? Chama o Yasuke. Prefere se esgueirar pelos telhados e eliminar alvos silenciosamente? Naoe é a escolha certa.

Essa diferença também se reflete nas árvores de habilidades, equipamentos e evolução dos personagens. Cada um tem sua própria progressão, incentivando o jogador a explorar ambos os estilos para aproveitar tudo o que o jogo oferece.

[[link]]Uma campanha entrelaçada, com escolhas narrativas reais[[link]]

O enredo de Shadows é construído de forma que as jornadas de Naoe e Yasuke se cruzem constantemente, mas com objetivos distintos. Enquanto Yasuke busca trazer estabilidade ao Japão, Naoe está mais interessada em sabotar os sistemas de poder e libertar o povo oprimido.

Essa tensão narrativa entre os dois protagonistas cria conflitos morais, dilemas e dá ao jogador o poder real de decisão. Você terá momentos em que precisará escolher entre seguir com Naoe ou Yasuke em determinada missão, e essas escolhas afetam o desfecho da história.

A promessa era de múltiplos finais possíveis, mas Assassin's Creed Shadows só possui um final, com consequências de longo prazo para o mundo ao redor — incluindo aliados que podem viver ou morrer dependendo das decisões tomadas. É o tipo de narrativa ramificada que faltava nos últimos títulos da franquia, e que aqui ganha mais força.

[[link]]Mundo aberto dinâmico: estações, clima e influência do jogador[[link]]

Assassin’s Creed Shadows marca a estreia de um novo sistema dinâmico de mundo aberto, que altera alguns fatores na jogabilidade. A principal novidade é o sistema de estações do ano, com mudanças visuais e práticas. No inverno, lagos congelam e abrem novas rotas de infiltração.

No outono, folhas secas denunciam passos. A primavera enche o mapa de patrulhas em vilas, enquanto o verão intensifica a visibilidade inimiga e a densidade vegetal.

Além disso, o clima afeta a furtividade e o combate: chuva reduz visibilidade e som, enquanto tempestades podem ser usadas como cobertura para ações silenciosas. É um mundo que reage ao jogador e ao tempo.

Outro elemento inovador é o sistema de influência. Missões secundárias, assassinatos e interações com NPCs mudam a percepção do povo sobre Naoe e Yasuke. O jogador pode se tornar uma lenda ou um fantasma amado ou temido. Essa mecânica cria um ciclo interessante de consequências, com o surgimento de novas missões, emboscadas e recompensas com base em sua reputação.

[[link]]Combate refinado e uso de tecnologia da nova geração[[link]]

O combate em Shadows é mais realista, pesado e tático. Yasuke, por exemplo, tem ataques que realmente fazem inimigos voarem ou quebram armaduras. Já Naoe pode eliminar três guardas em sequência com uma combinação precisa de ataques furtivos. Tudo isso rodando com a engine Anvil Next atualizada para a nova geração.

A iluminação global, sombras volumétricas e efeitos de partículas garantem que o Japão feudal ganhe vida de forma cinematográfica. Os reflexos nas armaduras, a luz das lamparinas oscilando nos corredores dos castelos, o nevoeiro das manhãs em vilarejos de montanha — tudo isso reforça a imersão visual.

[[link]]Expansões e conteúdo pós-lançamento: o futuro de Assassin’s Creed: Shadows[[link]]

Assassin’s Creed: Shadows não parou após seu lançamento. A Ubisoft já possui um calendário robusto de atualizações, com “atualizações gratuitas regulares” que vão manter a comunidade ativa por muito tempo. Segundo a empresa, essas atualizações incluirão desde melhorias baseadas no feedback dos jogadores até novos modos, missões e expansões com impacto direto na história principal.

A primeira expansão paga, intitulada Claws of Awaji, está prevista para chegar ainda em 2025. Ela trará como grande destaque a possibilidade de explorar a Ilha de Awaji — uma nova área localizada na região leste do Mar Interior do Japão. Curiosamente, a ilha já aparece no mapa do jogo base, ao oeste da cidade portuária de Sakai, mas só se tornará acessível com a expansão.

Claws of Awaji promete cerca de 10 horas adicionais de conteúdo, dando continuidade direta à narrativa após o epílogo da campanha principal. E se você achava que Naoe já era versátil, prepare-se: ela ganhará uma nova arma exclusivao , um bastão tradicional usado em artes marciais japonesas.

Em uma das cenas reveladas, Naoe finca o bastão no solo para ganhar impulso e aplicar um chute giratório invertido no rosto de um inimigo. Um verdadeiro espetáculo acrobático que destaca ainda mais a dualidade de combate oferecida pelo game.

Além da expansão, a Ubisoft também lançará conteúdos chamados Story Drops, que serão atualizações narrativas gratuitas e recorrentes. A primeira delas chega em maio com o título The Works of Luis Frois. Frois, um missionário jesuíta e estudioso português, chega ao Japão com Yasuke e terá papel importante no desenvolvimento do pano de fundo político e religioso do jogo.

A segunda Story Drop está programada para junho e incluirá um novo aliado recrutável para a League of the Hidden Blade — a organização que conecta Naoe e Yasuke à Irmandade dos Assassinos. Cada Story Drop trará novos personagens, missões e eventos que modificarão permanentemente a experiência do jogador, adicionando mais peso às escolhas feitas durante o jogo.

Com esse cronograma ambicioso, Assassin’s Creed: Shadows reforça o compromisso da Ubisoft com atualizações significativas e com a longevidade do título. Quem mergulhar nesse mundo poderá esperar meses de novos conteúdos, aprimoramentos e surpresas que vão expandir a mitologia da franquia.

Combinando fidelidade histórica, inovação em jogabilidade, narrativa não-linear e um sistema de protagonismo duplo jamais visto na série, Assassin's Creed: Shadows tem tudo para ser um marco em toda a história da franquia até agora. Confira também nossos artigos sobre qual é o melhor Assassin's Creed e a ordem cronológica de lançamento dos jogos canônicos da série.

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Nota do Crítico

Versão Revisada:

Prós

Contras

Requisitos de Sistema

WINDOWS
MAC
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