Xbox pode sofrer novo aumento de preço
Consoles Xbox podem sofrer mais um aumento de preço em breve

O Xbox está em um momento delicado, as vendas dos consoles da Microsoft não estão indo nada bem, chegando a ter rumores de que para cada um Xbox vendido são vendidos dois PlayStations 5.
Apesar de a marca não estar em seu melhor momento, no início da geração o Xbox estava indo super bem em sua estratégia com o Game Pass, no entanto este ano foi a verdadeira derrocada do Xbox Series no Brasil e no mundo.
Os consoles sofreram com aumentos de preços que levaram o queridinho da geração Xbox Series S, que tinha um incrível custo benefício, a custar mais caro do que um PlayStation 5. O Xbox Series X chega a custar o mesmo preço de um PlayStation 5 Pro, o que aqui no Brasil vem tornando cada vez mais inviável comprar um Xbox.
Além disso, recentemente tivemos o aumento de preço do Game Pass, e tudo isso não vem afetando somente o Brasil, mas o mundo inteiro. Até mesmo em países onde o poder de compra é superior ao do Brasil, como os EUA, os consoles da Microsoft são inviáveis quando comparados ao concorrente na relação de custo e benefício.
Agora o novo rumor é de que o Xbox terá um novo aumento de preço. O problema da vez seria uma grave escassez de memória RAM que vem afetando o mercado de tecnologia de forma geral. Segundo rumores, a Microsoft já estaria alertando parceiros sobre a necessidade de mais um reajuste de preço nos consoles Xbox.
Segundo informações do YouTuber Moore’s Law Is Dead, fabricantes e distribuidoras de memória afirmam que grandes contratos com a OpenAI, com a Samsung e com a SK hynix estariam consumindo cerca de 900.000 chips de silício DRAM por mês. Esse número seria o equivalente a cerca de 40% da produção mundial e estaria causando escassez em demais setores, com os mercados de laptops, placas de vídeo e consoles sendo os mais afetados por essa escassez.
Para a Microsoft, esse problema seria potencialmente pior. Segundo informações do insider, a empresa não teria se planejado de maneira adequada para essa situação.
Já a Sony, por outro lado, teria se preparado melhor, tendo comprado grandes quantidades de GDDR6 quando os preços ainda estavam normais, permitindo que os preços do PlayStation 5 se mantenham estáveis pelo menos por enquanto.
O insider afirma o seguinte:
“Pelo que ouvi, a Sony se planejou com antecedência, comprou uma grande quantidade de RAM quando os preços estavam baixos e, portanto, deve ficar tranquila por meses, Eles têm bastante GDDR6, pelo menos é o que me disseram. Os preços podem subir eventualmente; consigo ver isso acontecendo no próximo ano…”
A Microsoft ainda não deu um pronunciamento oficial sobre o caso e, levando em conta seu histórico de comunicação com seus clientes, podemos esperar uma resposta genérica ou até mesmo nenhuma resposta.
Por enquanto, para quem pretende adquirir um Xbox ou mesmo montar seu PC gamer, uma boa opção seria esperar até que esse problema de falta de memória se estabilize. Assim que isso acontecer, é muito provável que os preços de placas de vídeo e até mesmo quem sabe dos consoles Xbox possam ter uma queda considerável.
Nós da GameFoxHub vamos acompanhar tudo sobre esse caso e traremos novidades, fiquem ligados.

Contribuindo desde 2025
581 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Veja as promoções de black friday da Instant Gaming
A Black Friday da Instant Gaming já começou e trouxe as melhores promoções, confira

Last Epoch enfrenta críticas após nova expansão
Last Epoch está sofrendo com ondas de críticas após decisão polêmica

Control 2 tem suposto título revelado
Control 2 pode ter título registrado e novo trailer pode sair em breve

Marvel´s Spider-Man 2 pelo menor preço
Marvel´s Spider-Man está em sua melhor promoção desde o lançamento no PC confira onde adquirir



