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Unreal Engine 6 é revelada

Unreal Engine 6 promete mudanças robustas para a próxima geração de jogos

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 7 de maio de 2025Atualizado em 23 de outubro de 2025

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A Unreal Engine 6 foi oficialmente anunciada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney. O fato foi revelado durante o podcast de Lex Fridman. O novo motor gráfico promete trazer melhorias significativas e pode chegar entre 2028 e 2029, junto com a nova geração de consoles, prevista também para 2028.

Dentre as principais novidades da Unreal Engine 6 estão:

  • Unificação de ferramentas de desenvolvimento
  • Facilidade para lançamento multiplataforma
  • Integração com Fortnite
  • Desempenho otimizado com suporte a Multithreading

A unificação de ferramentas de desenvolvimento visa integrar as versões da Unreal Engine feitas tanto para estúdios profissionais quanto para a comunidade criadora de Fortnite, criando avanços técnicos com base robusta e melhor integração multiplataforma.

Com uma arquitetura modular, a engine permitirá que os desenvolvedores criem jogos uma única vez, com um lançamento multiplataforma facilitado.

A integração mais profunda com Fortnitepermitirá que, através da Unreal Engine 6, sejam utilizados assets e funcionalidades do universo de Fortnite, o que irá ajudar bastante no desenvolvimento de jogos, sobretudo jogos online com esse estilo.

A Unreal Engine 6 também contará com uma arquitetura com suporte completo a multithreading, que ajudará na otimização. Atualmente, a Unreal Engine 5 conta apenas com single-threading, o que representa um dos seus maiores problemas.

A Unreal Engine 5 foi muito criticada, principalmente por gamers de PC, devido à sua falta de otimização, que causa micro travamentos e quedas de FPS. Com tudo que foi apresentado sobre a Unreal Engine 6, é possível que a otimização seja um dos principais focos da nova engine.

Podemos esperar que a Unreal Engine 6 traga muito mais inovações além das citadas. Aliada a uma melhor otimização em relação à sua antecessora, a Unreal Engine certamente continuará sendo o motor gráfico mais usado no desenvolvimento de games. Com tantas novidades, há razões para sermos otimistas em relação à próxima geração, que será o palco principal da Unreal Engine 6.

Fonte: Adrenaline

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Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

490 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

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