Stop Killing Games foi para comissão europeia
Com quase 1,3 milhões de assinatura válidas a luta do Stop Killing Games dá um grande passo

O projeto Stop Killing Games foi fundado e liderado pelo YouTuber Ross Scott e busca preservar os jogos, que apesar de serem considerados pela grande maioria das pessoas uma forma de arte, são a única mídia com a qual as empresas não se preocupam em preservar, retirando jogos das lojas e até mesmo da conta de jogadores que os compraram.
Hoje, ao comprar um jogo, você não é o dono dele, e sequer está comprando o jogo em si, e sim uma licença que te permite jogar, ou seja, você comprou e pagou, porém o dono do jogo é a sua publicadora, o que implica que, se uma empresa quiser, ela pode simplesmente revogar o seu direito de jogar o jogo que você comprou sem a necessidade de um reembolso.
Vimos isso acontecer com o jogo da Ubisoft The Crew, que foi retirado das lojas e da biblioteca dos jogadores quando teve seus servidores fechados. Esse acontecimento gerou revolta dentro da comunidade gamer, que começou a expressar sua insatisfação com esse modelo de negócios, inclusive tendo o famoso slogan "Se comprar não é possuir, piratear não é roubar" repetido por milhares de jogadores ao redor do mundo.
Com tudo isso, temos o início da Stop Killing Games, que surgiu como uma tentativa de protestar contra esse tipo de prática, exigindo que os jogos possam ser jogados sem a necessidade de internet para assim não precisarem ser completamente apagados. O movimento surge como uma forma de tentar preservar os jogos, especialmente os mais antigos, que são os mais vulneráveis.
Agora o movimento conseguiu alcançar cerca de 1.294.188 assinaturas válidas, um número muito expressivo. Além disso, tivemos a confirmação de que a Comissão Europeia recebeu o documento e vai emitir uma avaliação a respeito, uma notícia muito boa e um passo muito importante para o avanço da pauta. A iniciativa entra no regulamento da ECI, que determina que a Comissão Europeia é obrigada a avaliar requisições do povo quando certos números são alcançados nos diferentes países da União Europeia.
Segundo o texto oficial, a Comissão Europeia irá se reunir com os organizadores para discutir a iniciativa nas próximas semanas. Além disso, uma audiência pública será organizada pelo Parlamento Europeu. Claro que ainda podemos ter uma negativa por parte da Comissão Europeia, mas ainda assim o fato de o movimento ter chegado tão longe prova a forma como os gamers podem se reunir para ao menos tentar mudar um pouco a forma como as coisas funcionam dentro da indústria.
Nós da GameFoxHub iremos acompanhar o caso de perto e traremos novidades, fiquem ligados!

Contribuindo desde 2025
754 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Consoles Xbox em momento crítico
Consoles Xbox sofre queda de 32% nas vendas e enfrenta o seu pior momento

Pathologic 3 em promoção imperdível
Pathologic 3 está em uma promoção imperdível

Xbox promete padronizar lançamentos no PS5
Xbox Game Studios irá apostar ainda mais na sua estratégia multiplataforma

Dispatch sofre censuara no Nintendo Switch
Dispatch jogo independente narrativo que ficou muito popular em 2025 chega ao Nintendo Switch porém sofre censura

