noticias

Patente da Nintendo sobre captura de monstros é rejeitada

Nintendo tem patentes rejeitadas e agora pode perder batalha judicial contra Palworld

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 7 de novembro de 2025Atualizado em 7 de novembro de 2025

Compartilhe:

Pokémon Legends: Z-A

A Nintendo é uma das maiores empresas no ramo de jogos que existe, sendo dona de diversas franquias bilionárias tais como Pokémon, Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, no entanto, apesar de sua boa fama em fazer jogos muito bons, a Nintendo tem uma fama muito ruim dentro da indústria, principalmente quando o assunto são patentes.

Não é segredo para ninguém que a Nintendo odeia que usem seus conteúdos das mais diversas formas, sendo uma marca que já processou diversos fãs de suas franquias por fazerem os famosos fan games.

Além disso, a companhia vem estando em uma disputa judicial acirrada com a Pocketpair, desenvolvedora do grande sucesso indie Palworld, jogo de sobrevivência que se inspira em alguns aspectos de Pokémon, como a captura e o estilo de design de seus monstros.

Essa disputa judicial se deu por conta de a Nintendo acusar a Pocketpair de supostamente ter plagiado Pokémon e usado modelos deles para fazer os seus monstros, acusações que até agora não conseguiram se provar reais. Além disso, a companhia começou a ir atrás de registrar patentes que, para muitos jogadores, eram absurdas.

Uma delas foi sobre a mecânica de captura de criaturas, onde o ato de usar uma esfera para capturar monstros seria uma mecânica de propriedade da Nintendo. Também a mecânica de invocação do que eles chamam de subpersonagem, ou seja, um personagem que não é controlado pelo jogador e que poderia ser invocado por ele e usado como montaria ou em batalhas.

Em uma primeira vista, essas patentes haviam sido aceitas, no entanto, o diretor do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, John A. Squires, exigiu que essa patente fosse reavaliada.

Squires afirmou o seguinte sobre o caso:

"A patente 397 foi emitida com reivindicações relacionadas ao controle do movimento de um personagem jogador em um campo de um espaço virtual, fazendo com que um subpersonagem apareça no campo, controlando uma batalha em modo manual quando um personagem inimigo está presente no local onde o subpersonagem apareceu e, quando um personagem inimigo não está presente no local onde o subpersonagem apareceu, movendo automaticamente o subpersonagem e controlando uma batalha em modo automático quando um personagem inimigo é colocado em um local designado."

A rejeição dessa patente, que era parte essencial do processo da Nintendo contra a Pocketpair, pode minar o desdobramento do caso. A Nintendo já não vinha conseguindo avançar muito no caso, mas agora podemos ver a derrocada definitiva da gigante contra um pequeno estúdio.

Nós, da GameFoxHub, ficaremos atentos às novidades desse caso e traremos atualizações. Fiquem ligados!

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

514 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

Relacionados

2025 GameFoxHUB