Falece Julian LeFay, o pai de Elder Scrolls
Leia a matéria sobre Julian Lefay e seu falecimento na GameFoxHub

Julian LeFay, o lendário diretor de jogos, programador e designer, conhecido como o “Pai de The Elder Scrolls”, faleceu em 22 de julho de 2025, aos 60 anos, após lutar contra um câncer terminal.
Nascido em 1965, Julian LeFay, também conhecido como Julian Jensen, começou sua carreira nos anos 1980 e rapidamente se destacou como um dos principais programadores para Amstrad e Amiga, em meio à era de ouro da Commodore. Suas criações foram reconhecidas com diversos prêmios da indústria, cobrindo quase todas as categorias.

É isso mesmo! Você pode encontrar a capela de Julianos em Oblivion!
Em 1987, LeFay ingressou na recém-formada Bethesda Softworks e logo se tornou o programador chefe do estúdio. Graças à sua impressionante combinação de habilidades em programação, design de jogos e até composição musical, ele foi uma peça fundamental para o salto da Bethesda no universo dos RPGs digitais. Foi ele quem incentivou o estúdio a investir pesado em jogos de RPG para computador, gênero que definiria o legado da empresa nos anos seguintes. LeFay atuou como diretor de projetos, programador e designer principal dos primeiros títulos da série The Elder Scrolls, incluindo:
- The Elder Scrolls: Arena;
- The Elder Scrolls II: Daggerfall;
- An Elder Scrolls Legend: Battlespire.
Ele esteve envolvido no desenvolvimento das mecânicas de jogo, na programação e, principalmente, na criação do vasto universo de Tamriel, ao ponto de uma deidade da história do jogo ter sido batizada de "Julianos" em Elder Scrolls, sendo uma homenagem direta a ele.
Por sua criatividade e liderança nesses títulos, LeFay foi coroado pelos fãs e pela própria Bethesda como o “Pai de The Elder Scrolls” já em 1997. Para mais informações sobre as obras de Elder Scrolls, confira nosso artigo que cobre cada um dos jogos da série.

Após lançar Battlespire, LeFay iniciou protótipos para The Elder Scrolls III e IV, mas deixou a Bethesda em setembro de 1998 devido a divergências criativas, especialmente com a mudança do estilo procedural de Daggerfall para cenários construídos à mão. Ele seguiu colaborando nos esboços de Morrowind, mas não participou do "produto final" do jogo.
Depois da Bethesda, LeFay co-fundou a OnceLost Games e trabalhou ao lado de Ted Peterson para criar um sucessor espiritual de Daggerfall, reafirmando sua paixão por mundos abertos e sistemas complexos de RPG.
Em 2025, LeFay foi diagnosticado com câncer terminal, o que o obrigou a se afastar da OnceLost Games. Sua morte, em 22 de julho de 2025 foi recebida com profundo pesarpela comunidade gamer e por todos que se emocionaram e se aventuraram nos mundos que ele ajudou a criar.

Página da Once Lost Games
Julian LeFay nos deixa com um legado eterno, sendo um dos maiores criadores da história dos videogames, referenciado por personagens dentro de sua própria obra e alvo de homenagens por criadores, fãs e profissionais por todo o mundo.

Contribuindo desde 2025
259 Posts
Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.
Relacionados

Nintendo Switch 2 passa ser a prioridade
Com o sucesso crescente do Nintendo Switch 2, ele passa a ser a prioridade da Nintendo para lançamento de jogos.

Five Nights at Freddy’s 2 tem novo trailer revelado
Five Nights at Freddy’s 2 ganha novo trailer um mês antes de sua estreia nos cinemas

Xolo Maridueña é escolhido para viver Ace
Ator de Besouro Azul e Kobra Kai é escolhido para viver Portgas.D Ace na série de One Piece

Suporte para o PS4 pode chegar ao fim
O ciclo de vida do PlayStation 4 foi bem longo mas agora está chegando em seu fim

