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Once Upon a Tile – Um Novo Caminho para os Rogue-Lites

Descuba como Once Upon a Tile está redefinindo os rogue-lites.

João PedroJoão Pedro
Publicado em 27 de novembro de 2024Atualizado em 23 de outubro de 2025

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Once Upon a Tile – Um Novo Caminho para os Rogue-Lites

Introdução

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Once Upon a Tile, o próximo lançamento da KnotHorn Studio, propõe uma revolução no gênero rogue-lite e “dungeon-building”.

Com data de lançamento prevista para março de 2025, o jogo já está capturando a atenção de jogadores e críticos pelo seu conceito único: em vez de controlar diretamente o herói, você decide o caminho que ele percorrerá por meio de tiles, ou peças, que criam o formato da masmorra.

A inovação aqui não está apenas nas mecânicas de jogo, mas também na forma como ela mistura estratégia e aleatoriedade, criando uma experiência dinâmica e cheia de surpresas a cada jogada.

Jogabilidade e mecânicas: Indo além de colocar peças em seus lugares

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Você começa a partida em um tile neutro e com cartas para construir o seu próprio desafio.

O chamativo de Once Upon a Tile é sua abordagem única à jogabilidade. Ao contrário de outros jogos de construção de masmorras ou rogue-lites, onde o foco está em controlar um personagem e lutar contra inimigos, aqui o jogador atua mais como um "arquiteto" ou "estrategista".

Cada partida começa com um herói pronto para explorar uma masmorra, mas cabe a você definir o caminho que ele seguirá.

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Escolha a próxima peça e observe o que cada uma trará: um benefício? Uma penalidade?

Você faz isso posicionando tiles (as peças) que formam salas, corredores e armadilhas. Esse sistema faz com que cada tile colocado seja uma decisão estratégica, pois o objetivo é garantir que o herói sobreviva, coletando recursos e enfrentando os desafios da masmorra.

E, como em todo rogue-lite, a geração procedural garante que nenhuma partida seja igual à outra, mantendo o fator de imprevisibilidade alto, um prato cheio para os que gostam de um bom desafio.

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Guie Yara, a personagem da versão analisada, até o portal para concluir o estágio.

Além disso, os tiles não são apenas caminhos. Eles podem ter características especiais: alguns podem conter inimigos, outros possuem armadilhas mortais, e outros podem oferecer recursos preciosos ou até aliados temporários.

Como você combina esses tiles define a dificuldade e o sucesso da missão do herói. Isso torna o jogo mais estratégico, com um foco muito maior em planejamento tático e visão de longo prazo por parte do jogador.

Estratégia, criatividade e risco

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O que realmente torna Once Upon a Tile único é como ele força o jogador a balancear sorte e habilidade estratégica. Cada tile que você coloca pode abrir uma nova oportunidade ou criar um novo perigo para o herói.

Você deve escolher cuidadosamente onde posicionar armadilhas para evitar que o herói não passe por ela e receba dano, e também garantir que haja desafios suficientes para o herói evoluir, coletar melhores itens e estar preparado para chefes mais difíceis.

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Para alcançar as moedas de ouro você precisará passar por um tile onde perderá 1 ponto de vida. Escolha, raciocine e enfrente o peso das suas escolhas.

Essa mistura de planejamento e reação cria uma tensão constante. Será que o próximo tile que você colocar dará ao herói a chance de sobreviver, ou será que você está abrindo caminho para a derrota? Essa incerteza mantém cada jogada envolvente e estimulante.

Cada erro tem uma consequência, mas também cada vitória traz um êxtase gigantesco de realização.

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Além disso, o jogador precisa otimizar os recursos limitados. Se o herói enfrentar batalhas difíceis sem encontrar pontos de cura, ele pode não sobreviver até o final da masmorra.

Esse equilíbrio entre risco e recompensa faz com que cada tile seja crucial na progressão do jogo, e boa sorte tentando chegar até o portal para o fim do mapa.

Estética e design: uma perspectiva que deu certo

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Você começa em um tile e é daí para frente… construindo a sua própria masmorra, com ações e consequências!

No quesito visual, Once Upon a Tile se destaca por seu design isométrico e estilizado, misturando arte 3D com uma interface acessível. A perspectiva isométrica é essencial para a jogabilidade, já que facilita a visualização do tabuleiro e permite um planejamento mais claro.

A estética transmite a sensação de um jogo de tabuleiro interativo, onde cada tile que você coloca se encaixa perfeitamente no contexto de uma masmorra.

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Lembrando muito Dorfromantik, é assim que sua masmorra ficará após os vários tiles estiverem posicionados.

Embora o foco esteja nas decisões estratégicas, a KnotHorn Studio também parece estar atenta aos detalhes visuais. A arte do jogo, ainda que estilizada e simplificada, traz vida ao mundo sombrio e fantástico, criando uma atmosfera imersiva sem sobrecarregar o jogador.

Desafios, originalidade e rejogabilidade

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O equilíbrio entre estratégia e aleatoriedade é um dos pontos fortes de Once Upon a Tile. A geração procedural dos tiles, combinada com a escolha limitada de opções, faz com que cada partida seja uma nova experiência.

Isso pode atrair jogadores que buscam um desafio constante, mas pode frustrar aqueles que preferem mais controle.

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A tela de regras é simples, intuitiva e cumpre seu papel em contextualizar o jogador sobre as mecânicas de jogo.

A rejogabilidade se destaca, já que cada combinação de tiles, recursos e inimigos cria uma dinâmica diferente a cada partida. A KnotHorn Studio também indicou que diferentes personagens, cada um com habilidades específicas, estarão disponíveis no jogo completo, adicionando ainda mais camadas de estratégia e variedade.

Considerações Importantes dos Desenvolvedores

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Yara é a fofura que controlamos na versão analisada, desbravando e adiante, Yara!

Como o jogo continua em fase de desenvolvimento, a KnotHorn Studio fez algumas observações importantes para os jogadores. O que foi mostrado até agora é apenas uma “sneak peek” da demo inicial, mas a versão pública da demo, planejada para outubro, será mais longa e difícil de completar.

Além disso, no jogo completo, Yara será apenas a personagem do tutorial. Embora atualmente seja possível pular o tutorial escolhendo a outra versão de Yara, o jogo completo contará com três personagens adicionais, cada um com habilidades únicas.

Um ponto interessante é que, por enquanto, não há progressão de metajogo implementada, algo que será incluído na versão final. A cada nova jogada, será possível desbloquear novas habilidades que poderão ser usadas em futuras partidas.

Isso é o que vemos na seleção de personagens, na parte de “Perks”, que ainda não está funcional na versão analisada.

Por fim, os desenvolvedores mencionaram que as cutscenes e a história estão na maioria ausentes na demo, mas estarão presentes no lançamento final. Cada personagem terá sua própria narrativa única para seguir, o que vai adicionar mais profundidade ao jogo completo.

Conclusão: sem medo de ousar, sem medo de falhar

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Cartas, cartas, cartas… onde colocar cada a próxima? Onde criar um novo caminho?

Once Upon a Tile promete ser uma adição ousada ao gênero rogue-lite e de construção de masmorras. Ao focar na estratégia e no posicionamento de tiles como mecânica central, o jogo traz uma abordagem inovadora, distanciando-se das convenções tradicionais do gênero.

O controle indireto do herói, aliado à geração procedural e à combinação de sorte e planejamento, garante uma experiência única e intrigante.

Com o desenvolvimento ainda em andamento e promessas de mais profundidade e personalização no jogo completo, Once Upon a Tile tem o potencial de agradar tanto fãs de rogue-lites quanto aqueles que buscam uma experiência mental e tática.

Março de 2025 pode marcar o início de uma nova era para os jogos de construção de masmorras.



E aí, gostou de Once Upon A Tile? Não perca tempo e adicione o jogo agora mesmo na sua lista de desejos do Steam!

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João Pedro

Role Editor "Shinobi"

Contribuindo desde 2025

259 Posts

Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.

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