artigos

Carta aberta para a Gamescom Latam e sua resposta

Trazemos para você uma versão resumida da carta aberta. Venha conferir!

Tales ColpoTales Colpo
Publicado em 2 de junho de 2025Atualizado em 23 de outubro de 2025

Compartilhe:

Carta aberta para a Gamescom Latam e sua resposta

Aviso

Caso queira ler a carta aberta completa enviada pelos desenvolvedores à GamescomLatam, clique no link. Este artigo trará uma versão resumida, destacando os principais pontos e argumentos apresentados pelos criadores independentes.

O início

Com o vexame da Gamescom Latam, desenvolvedores brasileiros decidiram se unir e redigir uma carta aberta ao evento, destacando os problemas enfrentados e sugerindo melhorias para futuras edições.

Caso você não tenha lido nossa matéria anterior, aqui está um resumo: falta de infraestrutura, regras abusivas que exigiam 12 horas de trabalho em pé e ausência de financiamento para os desenvolvedores foram algumas das principais reclamações. A carta aberta não apenas sugere mudanças, mas também rebate argumentos que circulam nainternet sobre o evento.

Melhorias sugeridas por desenvolvedores

Os desenvolvedores listaram 12 pontos essenciais que poderiam melhorar significativamente a experiência dos expositores no evento:

1) Auxílio Transporte para desenvolvedores expondo no Panorama Brasil, incluindo aqueles de São Paulo;

2) Auxílio Transporte para os finalistas do BIG Festival, incluindo os de SP;

3) Auxílio transporte e cachê para palestrantes;

4) Voucher de Alimentação dentro do evento para todos os desenvolvedores do Panorama Brasil;

5) Voucher de Alimentação dentro do evento para desenvolvedores do BIG Festival;

6) Voucher de Alimentação dentro do evento para os palestrantes;

7) Sala de descanso para desenvolvedores, similar à que a imprensa tem acesso;

8) Telas para exposição dos jogos disponíveis sem custo extra para todos os desenvolvedores do Panorama Brasil;

9) Extensões de tomada disponíveis sem custo extra para todos os desenvolvedores do Panorama Brasil;

10) Staff para ajudar os desenvolvedores do Panorama Brasil com o público, inclusive para permanecer no estande nos momentos de saída para ir ao banheiro ou se alimentar. (A carga atual, de até 12 horas por dia, e com aplicação de multa no caso de saída do estande, é completamente inviável);

11) Guarda-volumes sem custos para expositores;

12) Mais segurança no evento, a fim de evitar furtos (como ocorrido na última edição).

Resposta a argumentos que circulam na internet

Os desenvolvedores também rebateram algumas justificativas usadas para minimizar os problemas do evento:

- "Nenhum evento fornece auxílio" – FALSO.Eventos internacionais como Comic Con Panamá, SXSW Sydney e GDC oferecem suporte financeiro, transporte e estrutura gratuita para desenvolvedores independentes.

- "Não há dinheiro" – FALSO. A Gamescom Latam recebeu mais de R$30 milhões em investimentos, incluindo recursos públicos federais, estaduais e municipais. Parte desse orçamento foi usada para bancar viagens de influenciadores internacionais, enquanto os desenvolvedores independentes ficaram sem suporte.

A respostas da Gamescom Latam

Diante da repercussão da carta aberta, a Gamescom Latam se pronunciou, afirmando que o evento sempre esteve comprometido com o desenvolvimento da indústria independente no Brasil.

A organização destacou que o Panorama Brasil e o BIG Festival oferecem espaço gratuito para os jogos selecionados, incluindo estrutura básica, credenciais de acesso e suporte de staff.

No entanto, a resposta não abordou diretamente as críticas sobre multas aplicadas aos desenvolvedores, falta de alimentação gratuita e ausência de suporte financeiro adequado.

O fim?

Agora, resta saber se os pedidos dos desenvolvedores serão atendidos ou se a Gamescom Latam continuará ignorando as demandas da comunidade indie.

Nós da GameFoxHub estaremos acompanhando de perto essa novela e trazendo todas as atualizações para vocês. Fique ligado em nosso site para mais notícias do mundo dos games!

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Tales Colpo

Role Editor "Samurai Jack"

Contribuindo desde 2025

354 Posts

Formado em Videojogos e Aplicações Multimédia em Portugal, Tales é o verdadeiro samurai! Seu vasto conhecimento de videogames, sobretudo em indies, faz dele um elemento chave aqui no projeto! Tales é responsável pela supervisão da página e redação de conteúdos de indie.

Relacionados

2025 GameFoxHUB