Oi gamer!

Estamos apenas começando e cada ajuda é muito importante.

Bora crescer juntos!

Compartilhe e faça parte da comunidade com jogos grátis, notícias, sorteios e mais!

Bora crescer juntos!

Quais são as formas de evoluir um Pokémon?

Veja mais detalhes sobre os Pokémons e como podem evoluir.

Informações Básicas

Estilo
Gênero
Duração média
Plataformas
Faixa etária
Estúdio
Lançamento

A complexidade e a criatividade por trás das evoluções em Pokémon são alguns dos aspectos mais fascinantes da franquia, cativando jogadores desde a primeira geração. Enquanto muitos já sabem que Pokémon podem evoluir ao subir de nível, poucos conhecem a variedade de métodos e condições especiais que tornam cada jornada de evolução única.

Desde mecânicas clássicas até regras inovadoras envolvendo itens, localização, amizade e até mesmo gestos físicos, o universo Pokémon oferece uma verdadeira caixa de ferramentas para quem deseja explorar todas as possibilidades de transformação de seus companheiros.

Com o nosso artigo, você vai descobrir como cada detalhe influencia o caminho evolutivo dos Pokémons e como essas mecânicas tornam o jogo ainda mais dinâmico e surpreendente.

[[link]]Subindo na Vida[[link]]

Sendo simples e direto: A principal forma de evolução dos Pokémons é subindo de nível. O Magikarp é o melhor exemplo de Pokémon que é difícil de evoluir ainda que siga a mecânica mais básica da franquia. Inspirado num tema popular na mitologia chinesa, onde uma uma carpa que salta sobre o Portão do Dragão se transforma em um dragão, o fraco peixe evolui para o poderoso Gyarados.

Além disso, há uma série de outras mecânicas que podem ser associadas ao nível para fazer um Pokémon evoluir. Ou seja, para os itens abaixo, considere que a frase é: "Um Pokémon pode evoluir se subir de nível e estiver com amizade alta", uma mecânica introduzida na Geração II e, geralmente associada às formas bebês de Pokémons, como Pichu e Azuril.

- Estiver em determinados momentos do dia, sendo uma mecânica introduzida na Geração II. Essa mecânica está atrelada a outras mecânicas, como amizade alta ou nível mínimo. Por exemplo, o Tyrunt exige nível 39 para evoluir para Tyrantrum e precisa ser durante o dia.

Já o Eevee, por sua vez, além da alta amizade, irá evoluir para Espeon ou Umbreom conforme for noite ou dia. Lembrando que, aqui, é “noite” ou “diana vida real, pois a mecânica de tempo é sincronizada com o relógio do seu console.

Ter um Pokémon que aprendeu determinado golpes, mecânica introduzida na Geração IV. Ela pode ser um pouco complicada porque o Pokémon pode aprender o golpe ao subir de nível e isso ativar a evolução. Porém, se ao subir de nível o Pokémon aprender um golpe e sobrescrever aquele que precisa para evoluir ele não irá evoluir. A boa notícia é que, geralmente, são golpes que os Pokémons aprendem naturalmente.

Tangela e Yanma, por exemplo, precisam saber o golpe Ancient Power para evoluírem para Tangrowth e Yanmega. As evoluções das duas criaturinhas foram introduzidas na Geração IV e então eles passaram a aprender o golpe.

- Estiver em determinados locais, uma mecânica também introduzida na Geração IV e, em alguns títulos, pela ausência dos locais, a forma como os Pokémons evoluem foi alterada.

São especificamente quatro locais que ativam essas evoluções: Moss Rock, Ice Rock, Special Magnetic Field e Mount Lanakila. O Pokémon precisa subir de nível neste local para evoluir e um exemplo é o Nosepass que evolui para Probopass e duas evoluções do Eevee são associadas a locais: Leafon e Glaceon, associadas a Moss Rock e Ice Rock.

Estiver segurando um item, uma mecânica introduzida na Geração IV. Casos dessa evolução são:

- Gligar, que precisa segurar uma Razor Fang e subir de nível à noite, para evoluir para Gliscor;

- Happiny, que precisa segurar uma Oval Stone e subir de nível durante o dia, para evoluir para a Chansey;

- Sneasel, que precisa segurar uma Razor Claw e subir de nível à noite, para evouir para Weavile.

- For de um determinado gênero, uma mecânica introduzida também na Geração IV. No caso do Pokémon Combee, basta ser fêmea e estar acima do nível 21 para que o pequenino evolua para Vespiquen.

A mecânica pode ser mais complexa como no caso de Kirlia, que precisa ser macho e uma pedra do amanhecer. Burmy, por sua vez, possui três evoluções fêmeas que dependem do segundo tipo, e uma igual para os machos.

- Estiver em determinada região, uma mecânica introduzida na Geração VII e, assim, apresentando os Pokémons regionais. O Koffin geralmente evolui para Weezing, ainda que o nome seja o mesmo, em Galar, a evolução é diferente. O próprio Pikachu possui variantes na região de Alola.

Mais que estética, as evoluções por regiões mudam também os tipos e atributos dos Pokémons. Há variações completas, como o Vulpix de Alolan que é de gelo. Neste caso, não só a evolução, mas o Pokémon base é diferente (apesar de uma estética bem similar).

- Estiver em um determinado jogo, mecânica introduzida na Geração VII e que afeta o Pokémon Cosmoem. Em Pokémon Sun, Ultra Sun, Sword, e Scarlet ele evolui para Solgaleo. Em Pokémon Moon, Ultra Moon, Shield e Violet ele evolui para Lunala.

[[link]]Trazendo a caixa de ferramentas[[link]]

A segunda principal mecânica de evolução é com uso de itens, geralmente em dois formatos principais: pedra de evolução ou segurando um item e/ou realizando uma troca. Em ambos os casos, um mesmo Pokémon pode ter mais de uma evolução desde que se use uma pedra diferente ou segure um item diferente quando da troca.

O Gloom, por exemplo, pode evoluir para Vileplume ou Bellossom, conforme o jogador usar uma Leaf Stone ou uma Sun Stone. E sabemos também que o Eevee é o Pokémon mais famoso ao usar as pedras em suas variadas evoluções.

Abaixo, a lista das pedras de evolução e respectivos exemplos:

- Fire Stone, Eevee e Growlithe para Flareon e Arcanine;

- Ice Stone, Eevee e Cetoddle para Glaceon e Cetitan;

- Dawn Stone, Kirlia e Snorut para Gallade e Frosslass;

- Dusk Stone, Misdreavus para Mismagius;

- Leaf Stone, Eevee e Nuzleaf para Leafeon e Shiftry;

- Moon Stone, Nidorino e Nidorina para Nidoking e Nidoqueen;

- Shiny Stone, Roselia e Togetic para Roserade e Togekiss;

- Sun Stone, Sunkern para Sunflore;

- Thunder Stone, Eevee e Pikachu para Jolteon e Raichu;

- Water Stone, Eevee e Staryu para Vaporeon e Starmie.

No caso de trocar um Pokémon segurando um item, muitos exigem itens específicos e, em raras ocasiões, o mesmo item não serve para dois Pokémons. Uma exceção notável é a King’s Rock que serve para evoluir Poliwhirl e Slowpoke para Politoed e Slowking.

Alguns Pokémons, ainda, evoluem para formas diferentes conforme o item que estiverem segurando durante a troca. Clamperl, por exemplo, evolui para Huntail ou Gorebyss, conforme estiver com  Deep Sea Tooth ou Deep Sea Scale na hora da troca.

Em relação às trocas, existem dois Pokémons que possuem uma mecânica bem específica: Shelmet e Karrablast que, se o jogador trocar um pelo outro, eles evoluirão para Accelgor e Escavalier.

[[link]]A última bolacha do pacote[[link]]

Não obstante da quantidade das formas únicas já citadas, temos Pokémons que podem evoluir através de métodos que sequer são comparáveis a outros Pokémons. Por exemplo, o Farfetch'd de Galar evolui para Sirfetch'd após acertar três acertos críticos em uma única batalha.

Ainda há uma lista de evoluções para o Milcery que exige que o jogador gire e faça uma pose AO MESMO TEMPO em que o Pokémon está com um item. A cor de Alcremie (evolução de Milcery) depende da hora do dia, da duração e da direção do giro. Assim, as evoluções de Milcery são:

- Alcremie Creme de Baunilha: girando no sentido horário por menos de 5 segundos durante o dia;

- Alcremie Creme de Rubi: girando no sentido anti-horário por menos de 5 segundos durante o dia;

- Alcremie Creme de Matcha: girando no sentido horário por menos de 5 segundos à noite;

- Alcremie Creme de Menta: girando no sentido anti-horário por mais de 5 segundos à noite;

- Alcremie Creme de Limão: girando no sentido horário por mais de 5 segundos à noite;

- Alcremie Creme Salgado: girando no sentido anti-horário por menos de 5 segundos à noite;

- Alcremie Redemoinho de Rubi: girando no sentido anti-horário por mais de 5 segundos durante o dia;

-Alcremie Redemoinho de Caramelo: girando no sentido horário por mais de 5 segundos durante o dia;

- Alcremie Redemoinho de Arco-Íris: girando no sentido anti-horário por mais de 10 segundos durante a noite (entre 19h e 19h59 em tempo real em Pokémon Sword and Shield).

Outros métodos únicos são o caso da dupla evolução de Nincada. Ele evolui para Ninjask ao atingir o nível 20 e, se houver um espaço vazio no grupo, um Shedinja aparecerá. A partir da Geração IV, o jogador também precisa ter uma Pokébola padrão extra na Bolsa. Feebas, além de subir de nível também necessita ter beleza nível 170. Isso fez de Milotic um dos Pokémons mais difíceis de obter na Geração III, pois o próprio Feebas já era difícil de adquirir.

Para elevar a beleza do peixe era preciso usar Pokeblocos, algo que ainda exigia o cultivo de plantas específicas. Trata-se de uma evolução tão específica que houve jogadores que só souberam da existência desses dois Pokémons por enfrentarem treinadores que os usavam.

E, ainda que haja vários outros métodos únicos de evolução. E para fecharmos com chave de ouro, mais um exemplol: Pancham, por exemplo, evolui para Pangoro a partir do nível 32 se houver um Pokémon do tipo Sombrio no grupo.

[[link]]Para concluir as evoluções de Pokémons[[link]]

A evolução em Pokémon é um dos pilares mais ricos e variados da franquia, oferecendo aos jogadores uma experiência cheia de descobertas, estratégias e surpresas. Desde as mecânicas clássicas de subir de nível até métodos inovadores que envolvem itens, localização, tempo real e até mesmo gestos físicos, cada detalhe foi pensado para tornar o universo Pokémon ainda mais envolvente e desafiador.

Essas diferentes formas de evolução não só incentivam a exploração e a experimentação, mas também fortalecem a conexão entre treinador e Pokémon, tornando cada conquista única e memorável.

Gostou do conteúdo? Siga a GFH no Instagram e Discord para mais conteúdo sobre games e cinema.

Nota do Crítico

Versão Revisada:

Prós

Contras

Requisitos de Sistema

WINDOWS
MAC
LINUX
Mínimos
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
Recomendados
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:

Sobre O Autor

Editor "Shinobi"
Contribuindo desde 
2024
196
Posts
Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.