PlayStation agora é multiplataforma

Informações Básicas

A indústria de games vem sofrendo algumas mudanças drásticas, com o Xbox abandonando por completo a exclusividade de seus jogos, não só lançando-os no PC, mas também no PlayStation. Jogos como Forza Horizon 5 e Indiana Jones and the Great Circle são bons exemplos de títulos que fizeram muito sucesso na plataforma da Sony.
A Sony por sua vez anunciou nesta última quinta-feira (07) que seguirá pelo mesmo caminho, com seu foco nos negócios em gaming deixando de ser voltado exclusivamente para o hardware próprio.
Através da descrição de uma vaga de emprego, já vinha sendo muito especulado que a Sony pretendia levar seus jogos para outras plataformas. Com esse posicionamento, fica claro que, em poucos anos, os jogos first-party da Sony deverão chegar day one no Xbox e PC.
A palavra "multiplataforma" em si não foi utilizada, mas fica claro que o que a Sony quer dizer é que agora os jogos PlayStation Studios chegarão para todas as plataformas em que for possível portar o jogo, sendo elas principalmente o Xbox e o PC, mas podendo chegar também ao Nintendo Switch 2.
Não foi confirmado que absolutamente todos os jogos da marca chegarão para outras plataformas, e sim alguns, com o PlayStation ainda mantendo alguns exclusivos. Mas assim como o Xbox tentou manter a exclusividade ao menos dentro dos consoles, isso provavelmente não vai durar muito à medida que a Sony perceber o quão lucrativa essa estratégia pode ser.
No comunicado oficial do vice-presidente sênior de Finanças e Relação com Investidores da Sony, Sadahiko Hayakawa, foi dito o seguinte:
“Nos negócios em gaming, estamos saindo de um foco de modelo centrado em hardware e seguindo para foco em plataformas que expandem a comunidade e aumentam o engajamento”.
Essa decisão é, na verdade, a jogada mais inteligente quando se trata de uma análise de mercado. O Xbox vem registrando lucros recordes à medida que leva seus jogos para outras plataformas, com alguns deles vendendo dentro do PlayStation mais do que os próprios jogos first-party da Sony.
Porém, apesar de ser a decisão mais inteligente de um ponto de vista de mercado, os fãs mais assíduos do PlayStation estão insatisfeitos com os recentes posicionamentos da marca. Essa insatisfação vai desde a decisão de levar seus jogos para outras plataformas até a insistência em fazer jogos como serviço, mesmo depois do fracasso avassalador de Concord e do fracasso iminente de Marathon.
Por enquanto ainda não temos nenhuma novidade a mais sobre o caso, mas nós da GameFoxHub ficaremos atentos às novidades envolvendo o PlayStation, fiquem ligados!
Confira também nossa matéria sobre o PlayStation 6 ser o foco da Sony clicando aqui.
Nota do Crítico
.webp)
Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


