Os Pokémons iniciais para você atropelar cada geração do jogo

Informações Básicas
Não é preciso ser um grande fã da franquia Pokémon para saber que a primeira grande decisão do jogador em cada um dos principais títulos da franquia é a escolha do seu primeiro companheiro! Os mais veteranos também sabem que as escolhas são entre um Pokémon do tipo fogo, outro do tipo grama e um terceiro do tipo água.
Para os fãs mais dedicados isso não se trata de uma mera escolha de preferência estética: trata-se de uma escolha que pode definir quais os ginásios serão os mais difíceis (ou os mais fáceis) de serem vencidos pelos jogadores, impactando também na jogatina dos que são mais hardcore e gostam de fazer uma boa speedrun.
Um dos pontos mais relevantes da escolha dos Pokémons iniciais é ensinar a dinâmica de forças e fraquezas. Ensinando ao jogador que os Pokémons do tipo Água vencem Pokémon do tipo Fogo que, por sua vez, vencem os Pokémons do tipo Grama. E essa dinâmica foi expandida para os outros tipos de Pokémons presentes no primeiro título da franquia.
[[link]]Geração I: A primeira grande escolha[[link]]
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Os pequeninos mais famosos (para os mais velhos) são os três Pokémons iniciais da primeira geração: Bulbasauro (grama), Squirtle (água) e Charmander (fogo). Isso se dá também pelo fato de que foram os monstrinhos com os quais muitos cresceram vendo Ash usar nos filmes e na série. Sem mencionar a presença imponente do Charizard de Ash, que enfrenta nada menos que um Entei em Pokémon 3: Spell of the Unown.
Para os fãs do Charizard a escolha de Charmander como inicial é mais do que óbvia. Ainda mais que Pokémons tipo fogo eram minoria na Geração 1 e muitos encontros aleatórios colocavam o jogador contra tipos voadores, que são fortes contra os Pokémons tipo grama (como o Bulbassauro). Além disso, o último ginásio é repleto de Pokémons tipo Terrestre e por Charizard ser do tipo voador, vai levar vantagem.
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No entanto, para quem escolhe o Bulbasauro tem facilidade contra pelo menos três ginásios: Brock (que usa Pokémons de pedra), Misty (que usa Pokémons de água) e a formação final do ginásio de Giovanni (terrestre). Além disso, o nosso querido Bulbassauro é a melhor escolha para eliminar os dois primeiros membros da Elite dos Quatro da geração I.
O maior desafio que Bulbasauro enfrentará é o ginásio de tipo de grama de Erika, onde a estratégia é vital para superar a enxurrada de ataques "não muito eficazes", e o ginásio de tipo de fogo de Blaine que pode ser derrotado graças à abundância de tipos de água na região de Kanto. Além disso, Bulbasauro também é do tipo venenoso, o que lhe dá uma outra vantagem sobre os outros dois Pokémons iniciais.
E o Squirtle? Bem… Com tantos Pokémons tipo água na região o pequenino não oferece uma vantagem significativa nem mesmo para enfrentar o ginásio de Blaine, que usa Pokémons do tipo fogo.
- Jogos: Pokémon Red, Pokémon Green, Pokémon Blue, Pokémon FireRed e LeafGreen.
[[link]]Geração II: O tempo não para[[link]]
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A segunda geração introduziu 100 novos Pokémons, com Cyndaquil (fogo), Totodile (água) e Chikorita (grama) como os Pokémons iniciais para o jogador escolher. Como sempre, a geração foi lançada com dois jogos, Pokémon Gold e Pokémon Silver, que receberam remakes chamados de HeartGold e SoulSilver. Também teve a versão Crystal, que foi o primeiro título que trouxe a possibilidade de o jogador jogar com uma personagem feminina.
A geração II introduzindo apenas oito novos Pokémons tipos de fogo na série em comparação com 10 tipos de grama e 18 de água. Portanto, a escolha de Cyndaquil como inicial é ideal para você deixar qualquer treinador no chinelo.
Além disso, o inicial de fogo se prova como o melhor para enfrentar a maioria dos ginásios e membros da Elite Quatro de Johto. O ginásio de Bugsy é repleto de Pokémons do tipo inseto e o de Jasmine é do tipo aço (tipo introduzido na geração II). Em contrapartida, Totodile não tem destaque contra nenhum ginásio pois não existem líderes que usam Pokémons do tipo fogo, terra ou pedra (fracos contra o tipo água).
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Chikorita, por sua vez, sendo do tipo grama é útil contra o ginásio de Pryce, que usa Pokémons de tipo água. Infelizmente Chikorita apresenta dificuldades contra os primeiros líderes ginásios de tipo inseto e voador, bem como com o ginásio de Morty, que usa Pokémons do tipo venenoso. Pryce (água) será um problema para Cyndaquil, mas como é um dos últimos ginásios você terá tempo o suficiente para se preparar.
Outro fator que favorece a escolha é que Pokémons do tipo planta e inseto são muito usados pela Elite dos Quatro. Porém, como Lance usa muitos do tipo dragão/voador, Chikorita é uma escolha não recomendada ao mesmo tempo em que há espaço para Totodile, em sua evolução final, brilhar. Por fim, é evidente que Cyndaquil terá desafios para lidar com os muitos Pokémon do tipo pedra e terrestre em encontros aleatórios em cavernas.
- Jogos: Pokémon Gold, Pokémon Silver, Pokémon Crystal, Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver.
[[link]]Geração III: A forma da água[[link]]
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A geração III trouxe Mudkip (água), Treecko (grama) e Torchic (fogo), com Pokémon Sapphire, Ruby e Emerald estando entre alguns dos melhores jogos de Gameboy Advance! Emerald, inclusive, é até hoje é lembrado como um dos melhores títulos de Pokémon pela quantidade de mudanças que trouxe aos jogos base (Ruby e Sapphire), criando uma experiência significativamente diferente.
Se nas duas gerações anteriores os Pokémons de tipo água iniciais não eram favoritos, aqui a situação muda e Mudkip é a melhor escolha. Treecko oferece um certo nível de competição, pois ambos são super eficazes contra três dos oito ginásios.
Tanto Mudkip quanto Treecko saem em vantagem nos ginásios de Roxanne (pedra/terrestre), Tate e Liza (psíquico). Mudkip é mais adequado para enfrentar o ginásio Flannery (fogo) e Treecko para o ginásio de Wallace (água).
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O ginásio de Wallace está bem longe do ginásio de Flannery, que se encontra no início do jogo. Ou seja, você terá muito mais tempo para se preparar. Além disso, Treecko tem desvantagem em batalhas contra Flannery e contra Winona, que usa Pokémons do tipo voador. Mudkip, por sua vez, só terá dificuldades contra o ginásio de Wattson, que usa do tipo elétrico.
A composição da Elite dos Quatro concede uma breve vantagem à forma final de Treecko. Ainda assim, conforme Mudkip evolui para sua forma final, o pequenino obtém o tipo terrestre, o que o deixa imune ao tipo elétrico e faz com que o tipo grama seja sua única fraqueza.
-Jogos: Pokémon Sapphire, Ruby, Emerald, Alpha Sapphire e Omega Ruby.
[[link]]Geração IV: Planeta dos Macacos[[link]]
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A geração IV chegou em 2006 com 107 novos Pokémons! Entre eles, o fofíssimo Chimchar (fogo), o penguin Piplup (água) e a tartaruga Turtwig (grama). A geração IV introduziu somente cinco novos Pokémons de fogo contra 14 novos de água e de grama, mesmo isso não sendo um fator decisivo, contribui diretamente para a escolhermos Chimchar.
Porém, o macaquinho também é super eficaz contra três dos líderes de ginásio: Gardenia, do tipo grama; Byron, do tipo aço e Candice, do tipo gelo. Turtwig é um forte concorrente, porque pode eliminar os ginásios do Roark (pedra) e Crasher Wake (água). Após evoluir para Torterra, ele também ganha o tipo terrestre, o que o torna imune a ataques elétricos e o torna uma força impressionante contra Volkner.
Na prática, a Elite dos Quatro só reforça como Piplup não é uma boa escolha, pois ele e suas evoluções não possuem vantagem significativa contra os líderes de ginásio ou contra a Elite dos Quatro.
[[link]]Geração V: Tá pegando fogo![[link]]
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150 novos Pokémon e batalhas aéreas foram introduzidas em Pokémon Black e White. Aqui, os iniciais são Oshawott (água), Snivy (grama) e Tepig (fogo). E aqui mais uma vez o padrão se repete, levando a escolhermos o Pokémon de fogo.
Snivy, do tipo planta, não chega a ser o escolhido pois só tem vantagem contra um líder de ginásio. E ele não tem vantagens significativas sobre qualquer membro da Elite dos Quatro. Além disso, a região é repleta de Pokémons do tipo inseto e voador.
Oshawott não é uma escolha tão ruim, já que é forte para enfrentar o ginásio do tipo terra de Clay e é resistente aos Pokémon de gelo de Brycen, que são super eficazes contra Snivy. Porém, assim como no caso de Snivy, não existem membros da Elite dos Quatro fracos ao inicial de água e suas evoluções.

Em contrapartida, as habilidades de fogo de Tepig e sua forma final, Emboar (fogo/lutador) permitem que ele tenha uma jornada mais tranquila. Em primeiro lugar, o ginásio inseto de Burgh e o ginásio de Brycen serão molezinha para um Pokémon do tipo fogo.
Chegando à Elite dos Quatro, o tipo lutador de Emboar se destaca. Ele é forte contra os Pokémon do tipo sombrio de Grimsley e só é vulnerável contra Caitlin, que usa Pokémons do tipo psíquico. Em prol de Emboar temos a presença da Equipe Plasma (os vilões da geração), que possui diversos Pokémons do tipo aço.
- Jogos: Pokémon Black, White, Black 2 e White 2.
[[link]]Geração VI – Triple Strike[[link]]
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Os jogos Pokémon X & Y serviram como os primeiros jogos Pokémon renderizados em 3D da série e trouxeram muitos recursos que perpetuam até hoje. Eles também entregaram 72 novos monstrinhos, com os inicias sendo Fennekin (fogo), Chespin (grama), Froakie (água).
A geração 6 mantém o domínio dos Pokémons do tipo fogo, mas com uma peculiaridade: O jogador pode escolher entre dois conjuntos de iniciais: primeiro, entre o novo grupo de Chespin, Fennekin e Froakie, e depois, entre os iniciais de Kanto dos jogos originais.
E o inicial de fogo se destaca porque pode praticamente passear pelos ginásios, sendo supereficaz contra três e resistente a mais dois. Embora dois desses ginásios estejam no começo do jogo, os três últimos são do tipo fada, psíquico e gelo. Isso significa que a terceira evolução de Fennekin, Delphox (que também é do tipo psíquico), pode chegar à Liga Pokémon relativamente ileso.
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Froakie evolui para Greninja, um Pokémon do tipo água/noturno, o que o torna super eficaz contra o time Olympia (psíquico). Porém, ele é fraco contra Valerie (fada). Ser do tipo água geralmente coloca você em apuros, resultando em dificuldades para se igualar aos Pokémons de Ramos (tipo planta, que ironia!) e Clemont (elétrico).
Chespin tem uma situação semelhante. Ele enfrenta dificuldades iniciais contra o ginásio de Viola (tipo inseto) e adquire o tipo lutador ao evoluir para Chesnaught, o que o deixa em desvantagem contra Olympia e Valerie. Esta geração não nos dá um favorito que quando se trata da Elite dos Quatro, que exige um time balanceado e você terá que planejar bem a composição do seu time.
- Jogos: Pokémon X & Y.
[[link]]Geração VII: O fogo, a chama primordial[[link]]

Com a geração VII temos Litten (fogo), Popplio (água) e Rowlet (grama) são as opções e, talvez, sejam os menos criativos da nossa lista. Um gato, um leão-marinho que parece um cão e uma coruja.
Porém, mesmo com dificuldade nos primeiros testes, a versão dos ginásios na região de Alola, Litten é a melhor escolha para o restante. O teste de grama de Mallow é o único em que cada Pokémon é fraco contra o tipo fogo, mas o ginásio elétrico de Sófocles contém dois tipos aço e um tipo inseto.
Ao chegar ao teste fantasma de Acerola, o jogador já deverá ter evoluído Litten para Incineroar, do tipo fogo/noturno, com ataques que são super eficazes contra todos os Pokémon do tipo grama e gelo da equipe de Acerola.
O teste final, contra os Pokémons fada de Mina é um pouco mais complicado devido ao tipo noturno de Incineroar. Se fosse apenas do tipo fogo ele teria mais resistência. Porém, Incineroar ainda tem vantagem contra os Pokémons do tipo aço, grama e inseto da equipe adversária.
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Rowlet e Popplio ainda terão sucesso em um dos três primeiros testes, mas deixarão de ter vantagem sobre as batalhas ao final do jogo. A evolução de Rowlet, Decidueye, ganha o tipo fantasma, o que é uma bênção e uma maldição para o teste de Acerola, mas não garante muita vantagem em outros aspectos. Popplio evolui para Primarina, do tipo água/fada, mas isso não afeta sua sorte nos testes.
A Elite dos Quatro de Sun & Moon é apenas uma fração do que aguarda o jogador na Liga Pokémon. Depois de se tornar campeão, ainda existem 10 desafios de treinadores que querem ocupar o seu pódio. Essas batalhas são diversas para que qualquer Pokémon inicial tenha vantagem sobre o outro, o que significa que a capacidade de Litten de completar os testes é ainda mais decisiva.
Por fim, a região de Alola apresenta apenas 8 Pokémon de fogo em comparação aos 13 de grama e 13 de água, o que faz de Litten uma grande ajuda no início.
- Jogos: Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon.
[[link]]Geração VIII – Um Tipo Variante[[link]]

A geração VIII foi quando os desenvolvedores se esforçaram para não favorecer qualquer um dos iniciais. Por isso, os três primeiros ginásios são dos tipos grama, água e fogo.
Como resultado, não existem vantagens em nenhum dos três iniciais: Scorbunny (fogo), Sobble (água) e Grookey (grama). Porém, o último ginásio, de Raihan (terrestre), dá alguma vantagem para Grookey e Sobble.
Os três iniciais são as melhores escolhas contra três ginásios, com os ginásios de pedra e terrestre de Gordie e Raihan sendo perfeitos para Sobble e Grookey, e o ginásio de gelo de Melony e o ginásio de fada de Opal sendo feitos sob medida para Scorbunny.
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A versão da Elite dos Quatro da região de Galar, a Copa dos Campeões, permite que Sobble ultrapasse Grookey na classificação. Como nenhuma das evoluções finais desses Pokémon ganha novos tipos, eles não possuem novas forças e fraquezas para se adaptarem.
Os encontros contra a Equipe Yell (vilões da geração) são menos impactantes na escolha porque os treinadores do time vilão usam principalmente os tipos sombrio, que atacam e defendem normalmente contra os tipos fogo, água e planta.
- Jogos: Pokémon Sword e Shield.
[[link]]Geração IX – Geração Atual[[link]]

A geração IX (e, atualmente, a última) trouxe Fuecoco (fogo), Sprigatito (grama) e Quaxly (água) para a lista dos iniciais. E também trouxe o sexto Pokémon de fogo para a lista de melhores iniciais, o que fecha o ranking em 6 pokémons de fogo, 2 de água e 1 de grama.
Pokémon Scarlet e Violet foram pensados na liberdade do jogador, de modo que ele pode enfrentar os ginásios e invadir as bases da Equipe Estrela na ordem que quiser. E você pode evitar os encontros com Pokémon selvagens quase que completamente.
Os ginásios em Scarlet e Violet não escalam de nível. Ainda assim, como os ginásios de nível mais alto são dos tipos psíquico/fada e gelo, cortesia de Tulip e Grusha, e os dois ginásios de nível mais baixo sendo os tipos inseto e planta de Katy e Brassius, temos bons motivos para escolher Fuecoco e sua evolução final do tipo fantasma, Skeledirge.
Sendo do tipo água, Quaxly não é forte contra nenhum ginásio até atingir sua terceira forma, Quaquaval (onde se torna um tipo lutador). Então, ele se torna forte contra os Pokémons do tipo normal de Larry.
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Já Sprigatito se sai um pouco melhor, evoluindo para Meowscarada de tipo grama/normal, o que lhe dá vantagem contra ginásio de Tulip (psíquico/fada) e o ginásio fantasma de Ryme.
Quaquaval e Meowscarada são oponentes dignos para o primeiro membro da Elite dos Quatro, Rika e seus Pokémon terrestres. Mas, a partir da equipe de aço de Poppy, Skeledirge encontrará grandes adversidades.
- Jogos: Pokémon Scarlet & Violet.
[[link]]Amigos Especiais[[link]]

Além dos jogos principais, outros títulos foram lançados trazendo situações diferenciadas para os iniciais. Ainda na geração 1, temos Pokémon Yellow (atualizado em Let’s Go Pikachu) onde o jogador não tinha uma escolha, sendo obrigado a usar Pikachu como inicial.
Lançado com Let’s Go Pikachu, Pokémon Let’s Go Eevee, também em 2018, trazia a opção de escolhermos Eevee no lugar de Pikachu como inicial. Dito de outra forma, é uma versão em que o jogador era obrigado a iniciar com um Eevee.
No caso de Pokémon Legends Arceus há uma escolha particular para os iniciais: Cyndaquil (fogo) é da geração 2, Oshawott (água) é da geração 5 e Rowlet (grama) da geração 7. Porém, em vez dos clássicos líderes de ginásio, aqui os jogadores enfrentam "Pokémon Nobres" (chefes grandes). O primeiro, Kleavor, é do tipo inseto e pedra. O segundo, Lilligant, é do tipo planta e lutador, e o terceiro, Hisuian Arcanine, é do tipo fogo e pedra.
Oshawott, do tipo água, é forte contra dois desses três chefes; Cyndaquil, do tipo fogo, é forte contra um; e Rowlet, do tipo grama, não é forte contra nenhum deles. Em suma, para quem procura um começo tranquilo a resposta é: Vá de Oshawott.
[[link]]Gotta catch 'em all![[link]]

No fim das contas, escolher seu Pokémon inicial é muito mais do que uma simples tradição: é o primeiro passo para uma aventura cheia de desafios e descobertas! Ao longo das gerações, ficou claro que os iniciais do tipo fogo costumam oferecer uma jornada mais tranquila na maioria dos jogos, mas cada escolha tem seu charme e pode transformar sua experiência de jogo.
Seja você um treinador experiente buscando otimizar sua estratégia ou alguém começando agora no mundo Pokémon, o mais importante é se divertir e criar memórias marcantes com seu amiguinho. Então, escolha aquele que mais combina com seu estilo e embarque nessa aventura. Aqui, no universo Pokémon, cada jornada é única e cheia de possibilidades!
Nota do Crítico
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