Microsoft tem demissões em massa e cancela jogos

Informações Básicas

A crise na indústria de jogos parece estar cada vez mais grave, com demissões em massa e cancelamentos de projetos acontecendo todos os anos.
A empresa afetada da vez agora foi a Microsoft, que apesar de suas recentes aquisições, aparentemente não consegue se manter sustentável, com uma recente onda de demissões que atingiu 9.000 funcionários de diversas divisões do Xbox.
Estamos vendo isso se tornar cada vez mais comum, projetos promissores são cancelados sem maiores explicações e centenas de pessoas perdem seus empregos, mesmo com a indústria de jogos lucrando como nunca antes.
Isso não vem afetando apenas a Microsoft, a Sony também teve diversas ondas de demissão, e até mesmo outras empresas como Ubisoft e EA também sofreram com cortes e cancelamentos de projetos.
O mercado, sobretudo o mercado de games, é extremamente volátil. Não só isso, jogos são o entretenimento mais lucrativo, superando cinema e música, mas também são o produto de entretenimento mais caro para ser produzido, com jogos AAA tendo orçamentos entre US$ 250 e US$ 300 milhões. Para comparação, um filme blockbuster custa, em média, entre US$ 100 e US$ 150 milhões.
Com valores tão altos para a produção de jogos, é comum vermos empresas indo à falência por causa de um fracasso em vendas. Isso faz com que esse setor seja também o mais arriscado, com alta lucratividade, mas também altos prejuízos.
Isso, somado à volatilidade dos gostos do público, deixa tudo mais difícil. Nunca se sabe qual gênero será o novo queridinho e qual já está saturado demais para as pessoas. Ninguém, em 2016 por exemplo, esperaria que agora em 2025, jogos soulslike seriam tão amados pelo grande público como vêm sendo.
Com essa recente onda de demissões, a Microsoft também cancelou alguns de seus principais projetos, com os dois principais afetados sendo Perfect Dark, jogo que prometia trazer de volta um clássico e Everwild, jogo que apesar de não ter chamado tanta atenção do grande público, era sim muito promissor.
O estúdio The Initiative, responsável por Perfect Dark em parceria com a Crystal Dynamics e fundado em 2018, foi fechado sem nunca ter lançado sequer um jogo.
Além de Perfect Dark e Everwild, o MMORPG Blackbird da ZeniMax, que seria o sucessor de The Elder Scrolls Online, também foi cancelado antes mesmo de seu anúncio.
Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, disse em seu pronunciamento o seguinte:
“Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar diversos projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative.”
“Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário de indústria em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento.”
Por fim, isso evidencia que a indústria de jogos está enfrentando graves problemas. Apesar de seus lucros atuais serem os maiores da história, nunca se viu tantas demissões e cancelamentos ao mesmo tempo.
Nós da GameFoxHub ficaremos atentos às demais novidades da indústria de jogos, fiquem ligados!
Fonte: Windows Central
Confira também nossa matéria sobre o cancelamento de Hytale.
Nota do Crítico
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