Jogos de PlayStation podem chegar ao Xbox
.webp)
Informações Básicas
.webp)
Através de uma nova vaga de emprego dentro da divisão PlayStation, foi praticamente confirmado que a Sony não se manterá conservadora sobre lançar seus jogos em outras plataformas, como Xbox e Nintendo.
A vaga em questão é para um diretor sênior de gestão de cortes e multiplataformas, e o objetivo dessa vaga não poderia ser mais claro: levar os jogos do PlayStation Studios para outras plataformas, incluindo o Xbox.
A Sony está querendo aumentar sua influência global no mundo dos jogos, com o diretor sênior ficando responsável por desenvolver estratégias comerciais globais para o lançamento dos jogos do PlayStation Studios fora do seu ecossistema.
A recepção dessa ideia ainda está bastante dividida, fãs mais assíduos da marca acham que essa decisão é um erro terrível, enquanto outros acreditam que isso pode democratizar o acesso aos jogos, com os jogadores não precisando comprar dois consoles para jogar tudo, ou até evitando ter que jogar em um console que não gostam tanto apenas porque ele possui certos exclusivos.
Desde o final da geração Xbox One e PlayStation 4, já se falava muito sobre a questão da exclusividade, especialmente depois que o Xbox Game Studios começou a lançar seus jogos no PC no dia do lançamento, algo que, algum tempo depois, a Sony também aderiu parcialmente, levando cerca de dois anos para lançar seus jogos no PC.
Mas a grande verdade sobre essa questão é que lançar jogos em diversas plataformas é uma forma mais eficaz de maximizar os lucros sem prejudicar os consumidores. Além disso, certamente a Sony mudou de ideia sobre os exclusivos quando viu o desempenho dos jogos do Xbox em sua plataforma.
Por exemplo, o lançamento de Forza Horizon 5 no PlayStation 5 foi um verdadeiro sucesso, superando em vendas grandes títulos como Monster Hunter Wilds, um dos jogos de maior destaque de 2025.
Além disso, os jogos mais vendidos dentro do PlayStation têm sido títulos do Xbox Game Studios, como Forza Horizon 5, The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, Call of Duty: Black Ops 6, Doom: The Dark Ages, Indiana Jones and the Great Circle e Minecraft, todos esses jogos com vendas expressivas que certamente renderam muito lucro para a Microsoft.
Vendo como essa estratégia deu certo, era apenas questão de tempo até a Sony aderir a ela. Claro, espera-se que esse movimento seja gradual, com os jogos chegando ao Xbox meses ou até anos depois do lançamento, mas isso já começou recentemente com Helldivers 2.
Por enquanto, as maiores novidades sobre a chegada dos exclusivos PlayStation ao Xbox e Nintendo ainda não foram anunciadas, mas nós da GameFoxHub acompanhamos o assunto de perto.
Fonte: Euro Gamer
Confira também nossa matéria sobre o PlayStation 6 ser a prioridade da Sony clicando aqui.
Nota do Crítico
.webp)
Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


