Playstation sofre processo coletivo por preços abusivos
Insatisfação dos consumidores leva a Sony a sofrer um processo coletivo

A Sonyestá sendo processada na Holanda por cobrar preços considerados abusivos na PlayStation Store. A ação foi movida pela organização Stichting Massaschade & Consument, que acusa a empresa de abusar de sua posição dominante no mercado, ao impedir a venda de jogos digitais fora da PS Store. Segundo a denúncia, essa prática teria criado um monopólio, gerando prejuízos de até 435 milhões de euros para os consumidores holandeses desde 2013.
O principal argumento do processo é que a Sony, ao restringir a compra de jogos digitais apenas à sua própria loja, estaria impondo uma “taxa Sony”, que eleva os preços em até 47% quando comparados aos mesmos jogos em mídia física. A situação é ainda mais crítica para quem possui o PS5 Digital Edition, já que esses usuários não têm outra alternativa além da loja oficial da empresa.
A campanha “Fair PlayStation”, lançada por essa mesma organização no início de 2025, já reuniu mais de 20 mil assinaturas. O objetivo é forçar a Sony a abrir seu ecossistema digital para outras lojas, da mesma forma que foi exigido da Apple em casos semelhantes.
A Apple foi acusada de monopólio pela Epic Games, por não permitir a instalação de outras lojas no iPhone, além da App Store. Como resultado, a Apple foi forçada recentemente a liberar o uso de outras lojas e métodos de pagamento alternativos em seus dispositivos, ao menos dentro da União Europeia.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Sonyenfrenta esse tipo de acusação. No Reino Unido, a empresa também responde a um processo coletivo, que pede bilhões em indenizações pelos mesmos motivos.
A própria Sony já declarou que pretende continuar aumentando os preços de seus serviços à medida que agrega “mais valor” a eles, com o objetivo de maximizar os lucros. No entanto, era apenas uma questão de tempo até que os jogadores se revoltassem contra ações que são amplamente mal vistas por quem consome seus produtos.
Com o mercado de jogos em crise de imagem, é provável que ações como essa se tornem mais frequentes. Os preços dos jogos subiram de US$ 70 para US$ 80, o que só aumentou o descontentamento de uma base de consumidores já frustrada com o cenário atual da indústria.
Se a ação for bem-sucedida, a Sony pode ser obrigada a reembolsar os consumidores e a rever totalmente sua política de vendas digitais. O resultado pode ainda influenciar outros mercados, incluindo o Brasil, onde os preços dos jogos digitais também são considerados excessivamente altos.
No entanto, o caso ainda precisa ser aceito pelos tribunais holandeses. Além disso, mesmo após a aceitação, ainda serão necessários alguns trâmites legais para que o processo avance — ou seja, pode demorar até vermos algum resultado dessa ação.
Por enquanto, essas são todas as informações disponíveis, mas nós da GameFoxHubvamos continuar acompanhando o caso de perto. Fiquem ligados para mais atualizações.
Fonte: Stichting Massaschade & Consument
Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossa matéria sobre o aumento dos preços dos jogos no Brasil.

Contribuindo desde 2025
495 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Ghost of Tsushima está pelo seu menor preço
Ghost of Tsushima Director’s Cut está em uma oportunidade imperdíve

Battlefield 6 ganha modo casual
Battlefield 6 ganha mais uma novidade dessa vez focada em jogadores casuais ou que ainda estão aprendendo a jogar

Netflix quer adquirir a Warner Bros. Discovery
A Netflix decidiu entrar na corrida pela aquisição da Warner Bros. Discovery e estaria estudando uma possível proposta

Estúdios japoneses se unem contra a IA
O treinamento de IA utilizando obras protegidas por direitos autorais pode gerar problemas legais para OpenAI

