Final Fantasy XVI pode chegar ao Nintendo Switch 2
Final Fantasy XVI pode chegar ao Nintendo Switch 2 mas isso gera desconfianças
O Nintendo Switch 2 mal chegou ao mercado e já se tornou um sucesso, com mais de 3 milhões de consoles vendidos. Alguns especialistas até mesmo afirmam que ele será o console que superará o PlayStation 2 em número de vendas.
Com tanto sucesso, é claro que as desenvolvedoras querem que seus jogos sejam portados para o novo console da Nintendo, que agora tem uma potência superior à de consoles como o PlayStation 4 Pro, diferente de seu antecessor, que apesar de muito popular, era um console muito fraco para receber jogos AAA.
No entanto, Kazutoyo Maehiro (diretor criativo) e Naoki Yoshida (produtor), dois dos principais responsáveis por Final Fantasy XVI, afirmaram que um port do jogo para Nintendo Switch 2 estaria sendo desenvolvido.
Durante uma entrevista que falava sobre o lançamento de Final Fantasy XVI para Xbox Series X|S, Yoshida afirmou que "Agora só falta a versão de Nintendo Switch 2", no que Maehiro confirmou e respondeu que "A equipe vai dar o seu melhor".
Algo que dá ainda mais credibilidade para essa informação é que a Square Enix está investindo no Nintendo Switch 2, com Final Fantasy VII Remake para o console, e podemos esperar que seu sucessor, Final Fantasy VII Rebirth, também chegue ao mais novo console da Nintendo.
Apesar das falas de Yoshida e Maehiro, nada foi confirmado oficialmente por enquanto, apesar de suas falas meio que confirmarem isso, é necessário esperarmos um posicionamento oficial da Square Enix sobre o lançamento e se ele vai realmente acontecer, afinal Yoshida e Maehiro podem ter dito isso em tom de brincadeira.
Por fim, a grande questão que paira no ar é: como esse port será feito? Sabemos que o Nintendo Switch 2, apesar de consideravelmente mais poderoso do que seu antecessor, ainda é o console mais fraco da geração em questão de hardware, sendo bem inferior ao Xbox Series S, que antes detinha esse posto.
A maior prova disso é como Cyberpunk 2077 que roda no Nintendo Switch 2 em comparação com o Xbox Series S, onde o console da Nintendo não consegue chegar aos 60 FPS, ficando no máximo a 40 FPS no modo performance, enquanto o Xbox Series S consegue manter a taxa de quadros a 60 durante toda a gameplay, com leves quedas pontuais.
Mas onde isso tudo se encaixa em um port de Final Fantasy XVI para Nintendo Switch 2? Bem, como é de conhecimento geral, tivemos recentemente a chegada do jogo para o Xbox, e o Xbox Series S rodou o jogo bem mal, com performance em 720p com tecnologia de upscaling a somente 30 FPS.
Mesmo o console sendo consideravelmente superior em hardware a um Nintendo Switch 2, ele roda o jogo em configurações que os jogadores de hoje — mesmo usuários de Series S — consideram muito ruins, com o mínimo sendo ao menos 1080p a 30 FPS.
Como o Nintendo Switch 2 é mais fraco, podemos esperar que um port para esse console venha com uma qualidade ainda mais inferior, o que é uma preocupação, mas manteremos o otimismo de que uma boa otimização e mudanças possam ser feitas em nome de uma melhor fidelidade de resolução, gráfica e de FPS.
Nós da GameFoxHubficaremos atentos a maiores novidades sobre o port de Final Fantasy XVI para Nintendo Switch 2, fiquem ligados!
Fonte: Manual dos Games
Gostou do nosso conteúdo? Confira também nosso artigo sobre com os principais anúncios do Xbox Game Showcase 2025.

Contribuindo desde 2025
495 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Ghost of Tsushima está pelo seu menor preço
Ghost of Tsushima Director’s Cut está em uma oportunidade imperdíve

Battlefield 6 ganha modo casual
Battlefield 6 ganha mais uma novidade dessa vez focada em jogadores casuais ou que ainda estão aprendendo a jogar

Netflix quer adquirir a Warner Bros. Discovery
A Netflix decidiu entrar na corrida pela aquisição da Warner Bros. Discovery e estaria estudando uma possível proposta

Estúdios japoneses se unem contra a IA
O treinamento de IA utilizando obras protegidas por direitos autorais pode gerar problemas legais para OpenAI

