Expedition 33 é desqualificado de premiação
O Indie Game Awards desqualificou Clair Obscur: Expedition 33 do evento por conta do uso de IA

Clair Obscur: Expedition 33 foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores sucessos de 2025, tendo vendido milhões de cópias e reunido milhares de jogadores, que criaram toda uma comunidade em torno do jogo. Além disso, tornou-se o título mais premiado da história do The Game Awards, levando nove prêmios para casa. No entanto, não foi apenas no The Game Awards 2025 que o jogo conquistou premiações, tendo sido reconhecido também no Golden Joystick Awards 2025 e no Indie Game Awards.
No entanto, o jogo foi desqualificado do Indie Game Awards por conta do uso de IA generativa dentro do projeto, com o evento revogando os prêmios de melhor jogo do ano e melhor jogo de estreia, o que levantou diversas discussões nas redes sociais sobre o uso de IA nos jogos e até onde isso pode ser algo positivo ou negativo.
A notícia foi divulgada nas redes sociais do evento e também por meio de uma atualização na FAQ da página oficial, onde os organizadores afirmaram ser totalmente contra o uso de IA generativa e disseram que um representante oficial da Sandfall Interactive havia confirmado anteriormente que não havia uso desse tipo de tecnologia no jogo.
No entanto, recentemente a Sandfall Interactive afirmou que chegou a utilizar IA generativa para criar imagens durante o desenvolvimento do jogo. Em declaração oficial, os responsáveis pelo evento afirmaram o seguinte: “Enquanto os assets em questão foram removidos por um patch e Clair Obscur: Expedition 33 seja um jogo maravilhoso, isso de fato vai contra as regras que temos estabelecidas. Como resultado, o comitê de nomeação do IGA concordou em retirar oficialmente os prêmios de Jogo de Estreia e Jogo do Ano.”
Por conta da desqualificação de Clair Obscur: Expedition 33, os segundos colocados ficaram com os prêmios, sendo Sorry We’re Closed eleito o melhor jogo de estreia e Blue Prince como melhor jogo do ano. Essa decisão também gerou polêmica por conta de um artigo opinativo do The Escapist, no qual é afirmado que Blue Prince teria utilizado IA em seu desenvolvimento. No entanto, a produtora Raw Fury afirmou que não foi utilizada IA no desenvolvimento de Blue Prince e que o jogo foi criado 100% por instinto humano de Tonda Ros e sua equipe.
Muitos debates vêm sendo levantados sobre o uso de IA nos jogos, especialmente a IA generativa. Já existem diversos casos de jogos que utilizaram esses recursos e até mesmo títulos que foram feitos quase que integralmente com IA. Muito já se discute sobre o uso de IA na arte, e, com essa polêmica, esse debate tende a se intensificar ainda mais.
Você pode comprar Clair Obscur: Expedition 33 em promoção por somente R$ 129.79 aqui.
Nós da GameFoxHub ficaremos atentos aos possíveis desdobramentos desse caso e traremos novidades. Fiquem ligados!

Contribuindo desde 2025
642 Posts
Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.
Relacionados

Paradise Killer é o novo jogo gratuito da Epic Games
Paradise Killer é o mais novo jogo grátis dado pela Epic Games Store

Compre Cronos: The New Dawn pelo menor preço
Corra e compre Cronos: The New Dawn pelo seu menor preço histórico

Mega Man Star Force tem anime lançado no YouTube
Mega Man Star Force ganha um anime oficial no YouTube

Compre Stellar Blade pelo seu menor preço
Stellar Blade está saindo pelo seu menor preço histórico não perca tempo



