noticiasindies

Expedition 33 é desqualificado de premiação

O Indie Game Awards desqualificou Clair Obscur: Expedition 33 do evento por conta do uso de IA

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 22 de dezembro de 2025Atualizado em 22 de dezembro de 2025

Compartilhe:

Clair Obscur: Expedition 33

Clair Obscur: Expedition 33 foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores sucessos de 2025, tendo vendido milhões de cópias e reunido milhares de jogadores, que criaram toda uma comunidade em torno do jogo. Além disso, tornou-se o título mais premiado da história do The Game Awards, levando nove prêmios para casa. No entanto, não foi apenas no The Game Awards 2025 que o jogo conquistou premiações, tendo sido reconhecido também no Golden Joystick Awards 2025 e no Indie Game Awards.

No entanto, o jogo foi desqualificado do Indie Game Awards por conta do uso de IA generativa dentro do projeto, com o evento revogando os prêmios de melhor jogo do ano e melhor jogo de estreia, o que levantou diversas discussões nas redes sociais sobre o uso de IA nos jogos e até onde isso pode ser algo positivo ou negativo.

A notícia foi divulgada nas redes sociais do evento e também por meio de uma atualização na FAQ da página oficial, onde os organizadores afirmaram ser totalmente contra o uso de IA generativa e disseram que um representante oficial da Sandfall Interactive havia confirmado anteriormente que não havia uso desse tipo de tecnologia no jogo.

No entanto, recentemente a Sandfall Interactive afirmou que chegou a utilizar IA generativa para criar imagens durante o desenvolvimento do jogo. Em declaração oficial, os responsáveis pelo evento afirmaram o seguinte: “Enquanto os assets em questão foram removidos por um patch e Clair Obscur: Expedition 33 seja um jogo maravilhoso, isso de fato vai contra as regras que temos estabelecidas. Como resultado, o comitê de nomeação do IGA concordou em retirar oficialmente os prêmios de Jogo de Estreia e Jogo do Ano.”

Por conta da desqualificação de Clair Obscur: Expedition 33, os segundos colocados ficaram com os prêmios, sendo Sorry We’re Closed eleito o melhor jogo de estreia e Blue Prince como melhor jogo do ano. Essa decisão também gerou polêmica por conta de um artigo opinativo do The Escapist, no qual é afirmado que Blue Prince teria utilizado IA em seu desenvolvimento. No entanto, a produtora Raw Fury afirmou que não foi utilizada IA no desenvolvimento de Blue Prince e que o jogo foi criado 100% por instinto humano de Tonda Ros e sua equipe.

Muitos debates vêm sendo levantados sobre o uso de IA nos jogos, especialmente a IA generativa. Já existem diversos casos de jogos que utilizaram esses recursos e até mesmo títulos que foram feitos quase que integralmente com IA. Muito já se discute sobre o uso de IA na arte, e, com essa polêmica, esse debate tende a se intensificar ainda mais.

Você pode comprar Clair Obscur: Expedition 33 em promoção por somente R$ 129.79 aqui.

Nós da GameFoxHub ficaremos atentos aos possíveis desdobramentos desse caso e traremos novidades. Fiquem ligados!

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

642 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

Relacionados

2025 GameFoxHUB