artigosindies

Jogos indies mais aguardados de 2026

Confira aqui a nossa lista com os jogos indies mais aguardados de 2026

Matheus AlmeidaMatheus Almeida
Publicado em 2 de janeiro de 2026Atualizado em 6 de janeiro de 2026

Compartilhe:

Jogos indies mais aguardados de 2026

O ano passado foi o ano dos jogos indies, com grandes lançamentos como Clair Obscur: Expedition 33, Hollow Knight: Silksong, Kingdom Come: Deliverance II, Megabonk, dentre diversos outros. 2025 foi marcado pela ascensão dos jogos indies por diversos motivos e, pensando nessa fatia do mercado de jogos que é tão importante, nós da GameFoxHub fizemos uma lista com os dez jogos indies mais aguardados de 2026.

Bloodstained: The Scarlet Engagement

Bloodstained: The Scarlet Engagement

Bloodstained: The Scarlet Engagement é a sequência de Bloodstained: Ritual of the Night, jogo desenvolvido pela ArtPlay, estúdio fundado pelo lendário desenvolvedor de jogos Koji Igarashi, profissional que trabalhou na Konami e foi responsável por Castlevania: Symphony of the Night e Castlevania: Aria of Sorrow, dois dos jogos mais amados da franquia, consolidando Koji Igarashi como um dos nomes mais importantes dos jogos metroidvania. Podemos dizer que, sem Koji Igarashi, jogos como Hollow Knight e Blasphemous não existiriam como conhecemos.

Bloodstained: The Scarlet Engagement chega para nós em 2026, porém ainda sem uma data definida, para PlayStation 5, Xbox Series S e PC (via Steam e Epic Games Store).

Deltarune capítulo 5

Deltarune

Deltarune é o mais novo jogo lançado por Toby Fox, mesmo desenvolvedor de um dos jogos indies de maior popularidade da atualidade, Undertale. Deltarune é uma história paralela de Undertale, onde novamente matar ou poupar fica sob a escolha dos jogadores, trazendo consigo novos personagens e uma trilha sonora tão memorável quanto a de seu antecessor e, claro, a essência que apenas Toby Fox é capaz de trazer em seus jogos.

O quinto capítulo do jogo chega ainda em 2026, porém segue sem data definida. Deltarune está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, Mac e PC (via Steam).

Hytale

Hytale

Hytale é uma grata surpresa. O jogo, que havia sido cancelado pela Riot Games após a empresa ter comprado a Hypixel Studios, voltou à vida depois que Simon Collins-Laflamme, um dos cofundadores da desenvolvedora, recomprou os direitos da Hypixel Studios. Com isso, Hytale promete ser uma experiência parecida com Minecraft, mas trazendo tudo aquilo que os jogadores sempre quiseram, como diversos mobs e chefes para enfrentar, além de um sistema de classes completo.

Hytale terá seu early access (acesso antecipado) liberado no dia 13 de janeiro para PC e, por enquanto, só pode ser comprado no site oficial do jogo.

Pathologic 3

Pathologic 3

Pathologic 3 é a aguardada sequência de um dos jogos indies mais aclamados da atualidade. Pathologic 2 tem análises muito positivas na Steam e se destaca por ser um RPG atmosférico. O terceiro jogo da franquia anteriormente era pensado como uma expansão do segundo jogo, no entanto o projeto ficou tão ambicioso que a desenvolvedora decidiu lançá-lo como um jogo completo. Dentre as principais novidades está a viagem no tempo, que promete trazer uma camada a mais de complexidade para a gameplay, onde será possível consertar os erros, porém isso pode levar a outros problemas, além de muitas outras novidades.

Pathologic 3 chega no dia 9 de janeiro de 2026 para PC (Via Steam e GOG), e a versão para consoles chegará no futuro, mas ainda sem data confirmada.

Big Hops

Big Hops

Big Hops é um jogo de ação e aventura em plataforma 3D onde jogamos com esse carismático sapo chamado Hop, que precisa escapar depois de ser sequestrado por um espírito trapaceiro chamado Diss. Um dos principais diferenciais de Big Hops é a língua do Hop, que deverá ser usada para alcançar plataformas altas e se locomover de forma rápida e eficiente, além de permitir escalar estruturas, e o jogador também terá que cultivar vegetais a fim de construir caminhos. Big Hops se destaca como um jogo cheio de personalidade dentro de um gênero que vem recebendo cada vez menos atenção das grandes desenvolvedoras.

Big Hops chega no dia 12 de janeiro para PlayStation 5, Nintendo Switch e PC (via Steam).

Last Moon

Last Moon

Last Moon é um RPG de ação com gráficos em 2D que resgata a essência dos clássicos dos anos 90. Em Last Moon, os jogadores assumem o papel de um cavaleiro lunar e deverão partir em uma jornada para restaurar a paz, onde terão que enfrentar criaturas corrompidas e passar por ruínas para tal. Last Moon carrega inspiração em grandes clássicos como Chrono Trigger, Secret of Mana e The Legend of Zelda: A Link to the Past.

Last Moon chega em 2026, ainda sem uma data definida, para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, Mac e PC (via Steam).

Neverway

Neverway

Neverway é um jogo em pixel art onde a protagonista Fiona busca deixar a vida da cidade, largando seu emprego sem futuro, e vai viver em uma fazenda. No entanto, ela acaba se tornando a arauta imortal de um deus morto. Neverway mistura terror, RPG e simulação de vida, onde além de viver uma vida comum e pacata, conhecer pessoas e cuidar da sua fazenda, o jogador deverá enfrentar horrores enquanto procura por Neverway, uma realidade de pesadelos que está pouco a pouco se infiltrando na sua. Neverway traz um estilo visual extremamente nostálgico em 1-bit que remete muito aos jogos dos primeiros Game Boys.

Neverway chega em 2026, ainda sem data definida, para Nintendo Switch, Mac e PC (via Steam). O jogo também terá uma versão para os demais consoles, porém ainda sem previsão de lançamento.

Denshattack!

Denshattack!

Denshattack! é um jogo onde o seu principal objetivo é fazer as manobras mais radicais possíveis com um trem em uma corrida alucinante regada a adrenalina. Uma palavra que pode resumir muito bem Denshattack! é velocidade, onde o jogador deverá vencer gangues rivais além de derrubar uma megacorporação corrupta. Em Denshattack!, andar com o seu trem é quase como andar de skate, com os jogadores podendo fazer manobras radicais como ollies, kickflips e grinds.

Denshattack! chega em 2026 ainda sem data definida para PlayStation 5, Xbox Series e PC (Via Steam).

Cairn

Cairn

Cairn é um simulador de sobrevivência e escalada com maior foco no realismo. Em Cairn, os jogadores deverão planejar suas escaladas de forma cuidadosa, além de fazer um bom gerenciamento de seus recursos a fim de alcançar o cume do Monte Kami. Em Cairn, os jogadores têm total liberdade de escolher por onde vão começar a escalar, mas todo cuidado aqui é pouco, pois qualquer erro pode levar a uma queda de mais de 100 metros.

Cairn chega no dia 29 de janeiro para PlayStation 5 e PC (Via Steam).

REPLACED

Replaced

REPLACED é um jogo de ação e plataforma no estilo 2.5D onde jogamos com REACH, uma inteligência artificial que fica presa em um corpo humano e passa a desvendar alguns segredos sinistros da Corporação Phoenix. Em REPLACED, vemos um mundo cyberpunk totalmente tomado pela corrupção, onde bandidos e assassinos prosperam enquanto vidas humanas são usadas como moeda de troca. REPLACED traz temas maduros e atuais como humanidade, identidade e controle, em uma aventura narrativa cheia de ação, mistério e conspiração.

REPLACED chega no dia 12 de março para Xbox Series, Xbox One e PC (Via Steam, Epic Games Store e GOG).

PENANCE

PENANCE

PENANCE está sendo desenvolvido pelo estúdio independente FuristicStudio e publicado pela Kitsundie Tales e apoiado pela GameFoxHub, o jogo se trata de um survival horror onde você joga com Calem, um homem atormentado pela culpae pelo arrependimento, que acaba preso em um lugar que ele sequer sabe dizer se é real ou não, PENANCE carrega fortes inspirações em franquias como Resident Evil e principalmente Silent Hill.

PENANCE chega em 2026 porém segue sem uma data definida para PC (Via Steam).

O que a indústria Indie guarda para nós?

A indústria de jogos está em constante mudança e agora estamos vendo uma das maiores e mais importantes transformações que já aconteceram. Os jogos indies, que outrora ficavam para escanteio e esquecidos se comparados com os grandes AAA, estão conquistando cada vez mais espaço, oferecendo ideias inovadoras e arriscadas, histórias únicas e preços mais justos.

O cenário indie vem ganhando um merecido destaque e, especialmente depois de 2025, onde os jogos indies competiram de igual para igual com os grandes, é seguro afirmar que uma nova era dentro da indústria indie está se formando, com as pequenas desenvolvedoras tendo muito mais atenção do público, em alguns casos, do que jogos com centenas de milhares de dólares investidos, mostrando que para fazer sucesso talvez só o que seja necessário seja uma ideia diferente e bem executada.

Compartilhe Esse Conteúdo

Facebook IconX IconLinkedIn Icon
Matheus Almeida

Role Editor e Realizador "Tarantino"

Contribuindo desde 2025

683 Posts

Matheus é o nosso especialista em cinema. De séries a filmes, ele escreve sobre tudo relacionado à cultura geek cinematográfica. Mas não para por aí! Não se surprenda se você também encontrar conteúdos sobre games e cultura pop em geral, já que ele adora acompanhar essas tendências também.

Relacionados

2025 GameFoxHUB